Análise das estratégias de Educação Ambiental propostas pelo Projeto Orla em praias marítimas

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Análise das estratégias de Educação Ambiental propostas pelo Projeto Orla em praias marítimas

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Scherer, Marinez Eymael Garcia
dc.contributor.author Kerber, Isabela Keren Gregorio
dc.date.accessioned 2020-12-10T19:49:04Z
dc.date.available 2020-12-10T19:49:04Z
dc.date.issued 2020-11-18
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218262
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Oceanografia pt_BR
dc.description.abstract Os crescentes impactos de origem antrópica sofridos pelos ecossistemas costeiros apontam para a necessidade de estratégias de gestão que trabalhem na relação da sociedade com o meio ambiente. Nesse cenário, a Educação Ambiental se apresenta como um processo transformador que capacita cidadãos a serem agentes ativos no desenvolvimento sustentável da zona costeira, a partir da conscientização e da construção de habilidades voltadas à conservação ambiental e à sustentabilidade. Dada a importância de atividades educacionais em instrumentos de gerenciamento costeiro no Brasil, este trabalho teve como objetivo analisar as ações de Educação Ambiental presentes no Projeto Orla para trechos de praias marítimas, e propor estratégias educacionais a serem abordadas pelos manuais de implementação do projeto. A análise foi feita através do estudo dos manuais do Projeto Orla e dos Planos de Gestão Integrada (PGI) elaborados por 52 municípios. Ao se estudar os manuais de implementação, observou-se a inexistência de informações e orientações sobre atividades de Educação Ambiental. No estudo dos PGIs, constatou-se a ausência de ações educacionais para trechos de praia em 19% deles. Adicionalmente, verificou-se nos PGIs baixo número de propostas de Educação Ambiental relacionadas aos principais problemas em praias identificados pelos municípios, e falta de especificidade nos objetivos e resultados esperados em cada proposta de ação. Foi possível concluir que a inclusão de instruções e exemplos de métodos educacionais nos manuais do Projeto Orla pode auxiliar e encorajar os municípios na implementação de ações de Educação Ambiental. Esta pesquisa propõe que os manuais contenham orientações de Educação Ambiental envolvendo a comunidade local, instituições de ensino e turistas, devido a influência desses grupos na gestão da zona costeira. pt_BR
dc.description.abstract The increasing impacts of anthropic origin suffered by coastal ecosystems point to the need for management strategies that focus on the relationship between society and the environment.. In this scenario, Environmental Education presents itself as a transformative process that enables citizens to be active agents in the sustainable development of the coastal zone, based on awareness and the building of skills directed to environmental conservation and sustainability. Given the importance of educational activities in coastal management instruments in Brazil, the aim of this study was to analyze the Environmental Education actions present in the Orla Project for sandy beaches areas, and to propose educational strategies to be addressed by the project's implementation manuals. The analysis was made through the study of the Orla Project manuals and the Integrated Management Plans (PGI) prepared by 52 municipalities. When studying the implementation manuals, there was a lack of information and guidance on Environmental Education activities. In the study of PGIs, there was an absence of educational actions for sandy beaches areas in 19% of them. Additionally, there were few proposals in the PGIs for Environmental Education related to the main problems on beaches identified by the municipalities, and the lack of specificity in the objectives and expected results in each action proposal. It was concluded that the inclusion of instructions and examples of educational methods in the Orla Project manuals can assist and encourage municipalities in implementing Environmental Education actions. This research proposes that the manuals contain Environmental Education guidelines involving the local community, educational institutions and tourists, due to the influence of these groups in coastal zone management. pt_BR
dc.format.extent 44 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Gestão costeira pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Gestão de praias pt_BR
dc.title Análise das estratégias de Educação Ambiental propostas pelo Projeto Orla em praias marítimas pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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