Avaliação do Acolhimento com Classificação de Risco em Unidade de Pronto Atendimento

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Avaliação do Acolhimento com Classificação de Risco em Unidade de Pronto Atendimento

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Nascimento, Eliane Regina Pereira do
dc.contributor.author Silva, Maria Eugenia
dc.date.accessioned 2020-10-23T13:21:42Z
dc.date.available 2020-10-23T13:21:42Z
dc.date.issued 2020-10-20
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216819
dc.description Divulgação Científica para a Comunidade Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.description.abstract A Política Nacional de Atenção às Urgências prevê a organização da atenção às urgências a partir de oito componentes, destacando-se as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), objeto desta pesquisa. Essas unidades, são estabelecimentos de saúde de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os hospitais, compondo com estes serviços uma rede organizada de atenção às urgências. O Acolhimento com Classificação de Risco proposto pelo Ministério da Saúde representa uma das intervenções com potencial decisivo para reorganizar o atendimento dos serviços 2 de urgência e implementar a produção de saúde em rede. Este estudo teve como objetivo: avaliar a estrutura, processo e resultado do Acolhimento com Classificação de Risco na perspectiva dos profissionais médicos e enfermeiros de uma Unidade de Pronto Atendimento, fundamentada na Política Nacional de Atenção às Urgências e na avaliação em saúde. Método: pesquisa avaliativa, descritiva, quantitativa, realizada em uma Unidade de Pronto Atendimento em Florianópolis. Os dados foram coletados por meio de um instrumento validado e adaptado contendo 21 itens contemplados nas dimensões estrutura, processo e resultado da tríade Donabediana de avaliação em saúde. Os itens são mensurados por meio de uma escala Likert de 1 a 5, que indica o nível de concordância ou não das afirmativas. Para a análise foi utilizado estatística descritiva, o cálculo de Ranking Médio (nível de satisfação), e o da Pontuação Média (representatividade).Resultados: A amostra foi de 14 participantes, a maioria médicos (n=8; 57,2%), quanto ao tempo de atuação na UPA predominou mais de 4 anos (n=10; 71,5%). Dos 21 itens avaliados 12 (57,14%) tiveram RM entre 3,0 a 4,8 pontos, sendo que nenhum atingiu a pontuação máxima de 5 pontos ou seja, maior nível de satisfação. O mais próximo a este limiar foi o item Priorização dos casos graves com 4,8 pontos correspondente a Dimensão Resultados. A dimensão que recebeu a maior pontuação média foi Processo (24,0), porém, a sua representatividade, na perspectiva donabediana, é considerada precária (17,5 a 26,1 pontos). A que recebeu menor pontuação média foi a dimensão Estrutura (17,4), considerada insuficiente e equivale a menor classificação. Conclusões: Nenhuma das dimensões analisadas compreendeu o nível satisfatório na avaliação dos participantes do estudo. Elas foram avaliadas como precárias e insatisfatórias, sendo a com pior resultado a dimensão da Estrutura, seguida de Resultado e Processo. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Acolhimento pt_BR
dc.subject Pronto Atendimento pt_BR
dc.subject Enfermagem em emergência pt_BR
dc.subject Avaliação de serviços em saúde pt_BR
dc.title Avaliação do Acolhimento com Classificação de Risco em Unidade de Pronto Atendimento pt_BR
dc.type Video pt_BR
dc.contributor.advisor-co Hermida, Patrícia Vieira


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