Quadrados mágicos

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Quadrados mágicos

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Gonçalves, Maria Inez Cardoso
dc.contributor.author Possamai, Angelita
dc.date.accessioned 2020-10-21T21:30:44Z
dc.date.available 2020-10-21T21:30:44Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.other 370014
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216507
dc.description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Florianópolis, 2020.
dc.description.abstract Nesta dissertação descreve-se sobre os quadrados mágicos, citando exemplos de alguns tipos e dando enfoque a regra de formação do \"Quadrado Mágico Tradicional ou Puro\", que possui além das características básicas, outros aspectos, como os números usados para o seu preenchimento são consecutivos e começa a partir do número 1 até o número n². Não é possível ter uma única regra para a construção dos mesmos. Dependendo do número de linhas/colunas que possuem, tem-se três maneiras de preenchê-los: o primeiro para os quadrados mágicos com o número de linhas/colunas ser ímpar (3x3; 5x5; 7x7; ...), para os quadrados mágicos com o número de linhas/colunas par, múltiplo do número 2 e não ser múltiplo do número 4 (6x6; 10x10; 14x14; ...) e os quadrados mágicos com o número de linhas/colunas ser um número par e múltiplo de 4 (4x4; 8x8; 12x12; ...). Na sequência apresenta-se alguns exercícios resolvidos interessantes, envolvendo quadrado mágico onde, você professor pode utilizar com seus alunos em sala de aula.
dc.description.abstract Abstract: This dissertation describes the magic squares, citing examples of some types and focusing on the rule of formation of the \"Traditional or Pure Magic Square\", which has, besides the basic characteristics, other aspects, such as the numbers used to fill it. consecutive and starts from 1 to n². It is not possible to have a single rule for their construction. Depending on the number of rows/columns they have, there are three ways to fill them: the first for the magic squares with the number of rows / columns being odd (3x3; 5x5; 7x7; ...), for magic squares with the number of rows / columns even, a multiple of the number 2 and not a multiple of the 4 (6x6; 10x10; 14x14; ...) and magic squares with the number of rows / columns being an even and multiple number of 4 (4x4; 8x8; 12x12; ...). Following are some interesting solving exercises involving magic square where you teacher can use with your students in the classroom. en
dc.format.extent 84 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Matemática
dc.subject.classification Quadrados mágicos
dc.title Quadrados mágicos
dc.type Dissertação (Mestrado profissional)


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