O impacto da economia compartilhada no crescimento das micro e pequenas empresas brasileiras: estudo de caso em um aplicativo de gestão online

DSpace Repository

A- A A+

O impacto da economia compartilhada no crescimento das micro e pequenas empresas brasileiras: estudo de caso em um aplicativo de gestão online

Show full item record

Title: O impacto da economia compartilhada no crescimento das micro e pequenas empresas brasileiras: estudo de caso em um aplicativo de gestão online
Author: Silva, Renata Pizoni da
Abstract: Este estudo tem como foco questões relevantes ao processo do planejamento estratégico da qualidade no mercado de m-commerce, o comércio via aplicativos em dispositivos móveis. Baseado em um estudo de caso direcionado a um aplicativo de gestão online para estabelecimentos de beleza, este trabalho busca avaliar como modelos de Economia Compartilhada podem alavancar o crescimento das Micro e Pequenas Empresas brasileiras. Os critérios analisados para avaliação do crescimento das empresas foram: (i) aumento no faturamento; (ii) aumento no número de clientes e (iii) crescimento na contratação de funcionários. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa se classifica como aplicada e com abordagem qualitativa e quantitativa. Os objetivos são exploratórios e o procedimento técnico empregado foi o estudo de caso. Quanto ao estudo de caso, foi aplicada uma entrevista estruturada com 21 perguntas, contendo questões abertas, discursivas, de múltipla escolha e caixas de seleção. O estudo atingiu 25% da população. A amostra foi estratificada quali e quantitativamente atingindo a representatividade desejada pela autora. O nível de confiança atingido foi de 90% e o de margem de erro foi de 5%. Os resultados apresentados possuem viés econômico e social. Economicamente concluiu-se que: (i) o aplicativo promove efetivamente o aumento no faturamento dos estabelecimentos parceiros (90%) e (ii) o aplicativo favorece o crescimento da carteira de clientes (90%). No que tange o viés social, atestou-se que: (iii) o uso do aplicativo estimula a contratação de novos funcionários (57%). Além das análises quantitativas o estudo também apresentou resultados qualitativos satisfatórios. O primeiro foi a identificação das ?Três Fases da Economia Compartilhada? resultado do levantamento bibliográfico. Além disso, dois conjuntos de informações práticas foram desenvolvidas. O primeiro deles está direcionado aos micro e pequenos empreendedores que intencionam entrar no mundo colaborativo. O seguinte possui recomendações de melhorias nas dimensões estratégica, tática e operacional e está direcionado ao sócio gestor do negócio. Desta forma, o estudo concluiu que modelos de negócios baseados no consumo compartilhado favorecem às Micro e Pequenas Empresas economicamente e socialmente. Observou-se também que, mais importante que aumentar o faturamento da empresa parceira o uso do aplicativo facilita a consolidação do estabelecimento de beleza no mercado.Abstract: This study has a focus on relevant matters to the process of quality strategic planning at the m-commerce market, the commerce via apps in mobile devices. Based on a case study targeted to an online management app for beauty establishments, this study aims to evaluate how models of Sharing Economy can boost the development of Brazilian Micro and Small Companies. The criteria analyzed for the evaluation of the companies? development were: (i) sales increase; (ii) increase in the number of clients and (iii) increase in labor recruitment. Regarding the methodological procedures, this research is classified as an applied research, with qualitative and quantitative approach. The objectives are exploratory, and the technical procedure used was the case study. In relation to the case study, a structured interview with 21 questions was applied, containing open, discursive, multiple choice, and check boxes questions. The study reached 25% of the population. The sample was layered qualitatively and quantitatively, reaching the desired representativeness by the author. The level of trust achieved was 90% and the margin of error was 5%. The results presented have economic and social bias. Economically, it is concluded that: (i) the app promotes effectively the partner establishments? sales increase (90%) and (ii) the app favors the improvement of customer portfolio (90%). With regard to the social bias, it is concluded that: (iii) the use of the app stimulates the hiring of new employees (57%). In addition to the quantitative analyses, the study also presented satisfactory qualitative results. The first was the identification of the Three Stages of Sharing Economy, result of a bibliographic search. Furthermore, two sets of practical information were developed. The first of them is targeted to the micro and small entrepreneurs who want to enter the collaborative world. The next one has improving recommendations in strategic, tactic, and operational dimensions and it is targeted to the managing partner of the business. Therefore, the study concluded that business models based on shared consumption favor the Micro and Small Businesses economically and socially. It was also observed that more important than increase the partner company?s income, the use of the app facilitates the strengthening of the beauty establishment in the market.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216409
Date: 2020


Files in this item

Files Size Format View
PEPS5781-D.pdf 241bytes PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar