A evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul

DSpace Repository

A- A A+

A evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul

Show full item record

Title: A evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul
Author: Vidi, Louseane
Abstract: A presente dissertação retrata o fenômeno da evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) no período de 2009 a 2019. Como o conceito de evasão não é harmônico, sendo quase impossível defini-lo apenas sob uma ótica, será utilizado aqui o conceito do Ministério da Educação que é este: ?[...] a saída definitiva do aluno de seu curso de origem, sem conclui-lo? (ANDIFES/ABRUEM/SESu, MEC, 1996, p. 15). O objetivo desta pesquisa é caracterizar o fenômeno da evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul no período de 2009 a 2019. Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva, que utilizou abordagem quantitativa e qualitativa, com procedimentos técnicos de levantamento bibliográfico e documental. A evasão acadêmica apresenta perdas sociais, econômicas e acadêmicas. A UFFS interioriza o ensino superior na Mesorregião da Grande Fronteira do Mercosul (MESOMERCOSUL), ofertando cursos de graduação e de pós-graduação que respeitam as vocações regionais, disponibilizando, assim, um maior percentual de vagas reservadas para os estudantes das escolas públicas, com o intuito de reduzir as desigualdades sociais e desenvolver de forma econômica e social a MESOMERCOSUL. Nesse momento em que a universidade comemora 10 anos, as primeiras turmas completam o período máximo para integralização curricular, tornando-se viável a análise do fenômeno da evasão na UFFS. A partir dos dados disponibilizados pela UFFS, oriundos do SGA, foi possível alcançar os objetivos da pesquisa e quantificar o índice de evasão médio geral da UFFS em 51,30%. Também foi elaborado um ranking de evasão por curso de graduação da instituição, o qual identificou que dos 10 (dez) cursos de graduação com maior número de matrículas no período estudado, apenas 4 (quatro) estão abaixo do índice de evasão geral da UFFS, o que denota a tendência da instituição em ofertar maior quantidade de vagas a cursos com grande tendência à evasão.Abstract: This thesis portrays the dropout phenomenon at the Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), a Brazilian federal university, from 2009 to 2019. Since the concept of the college dropout phenomenon is not harmonic, it is almost impossible to define it only from a single perspective. Therefore, the concept of the Brazilian Ministry of Education is used here: ?the student?s final abandonment of his/her initial major, without completing it? (ANDIFES/ABRUEM/SESu, MEC, 1996, p. 15). In order to characterize the dropout phenomenon at UFFS, a descriptive methodology was applied, which used a quantitative and qualitative approach, with technical procedures of bibliographic and document analysis research. College dropout causes social, economic and academic losses. The creation of UFFS brought higher education to the Brazilian countryside areas of the Mesoregion of the Great Frontier of Mercosur (MESOMERCOSUR), offering undergraduate and graduate programs that respect local economies, and thus providing a higher percentage of places reserved for students graduated from local public high schools, in order to reduce social inequalities and increase economic and social development to MESOMERCOSUR. Currently, when UFFS celebrates its 10th anniversary, the first group of students reach the maximum time frame to complete their undergraduate program, making it feasible to analyze the dropout phenomenon. From the data provided by UFFS, it was possible to achieve the research objectives and quantify the overall mean dropout rate at UFFS, which is 51.30%. A dropout rate ranking by major was elaborated, which identified that, among the 10 majors with the highest number of enrollments in the period under investigation, only 4 were below the overall mean dropout rate at UFFS, which denotes the tendency of the institution to offer more places for undergraduate programs with a great dropout tendency.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216132
Date: 2020


Files in this item

Files Size Format View
PCAD1145-D.pdf 2.089Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar