A formação do professor para o ensino da educação financeira: uma análise do curso EaD ENEF - Finanças sem segredos

DSpace Repository

A- A A+

A formação do professor para o ensino da educação financeira: uma análise do curso EaD ENEF - Finanças sem segredos

Show full item record

Title: A formação do professor para o ensino da educação financeira: uma análise do curso EaD ENEF - Finanças sem segredos
Author: Soares, Fabrício Michell
Abstract: Diante de um cenário preocupante, no qual famílias sofrem com uma crescente imposição financeira, onde os mercados tornam-se cada vez mais complexos e sofisticados e onde o governo e instituições delegam cada vez mais a responsabilidade das decisões financeiras para os indivíduos, a educação financeira, torna-se um instrumento primordial na busca por melhores resultados. Uma das principais frentes de atuação para aumentar o nível de educação financeira é a inclusão da temática no ensino das escolas, e isto expõe a necessidade de que o professor esteja capacitado para a demanda. Por isso, o presente estudo buscou identificar qual a contribuição do curso EaD ENEF ? Finanças sem segredos para a capacitação do professor no ensino de educação financeira nas escolas. Para isso, realizou-se uma pesquisa survey com 208 indivíduos cadastrados no banco de dados deste curso. Como instrumento de coleta de dados adotou-se um questionário estruturado, respondido de forma on-line e com perguntas direcionadas aos três grupos identificados: grupo que não iniciou, grupo que iniciou, mas não concluiu e o grupo que concluiu o curso. Os principais resultados demonstraram que existem evidências suficientes para concluir que o curso EaD ENEF ? Finanças sem segredos prepara os professores para atuarem na temática de Educação Financeira com seus alunos. Mesmo assim, existe a necessidade de evoluir no formato dos cursos de educação financeira, ouvindo as demandas dos docentes, minimizando as diferenças regionais, preparando-os para aplicarem o conhecimento em suas próprias vidas e motivandoos para implementarem nas escolas, são alguns dos pontos tão importantes quanto o próprio conteúdo de finanças pessoais no cronograma de um curso de educação financeira para professores. Com estes resultados, esta pesquisa representa uma evolução no entendimento de como devem ser desenhados os cursos de educação financeira responsáveis por capacitar uma das principais peças na inclusão da educação financeira em sala de aula, o professor.Abstract: Faced with a worrying scenario, in which families suffer from a growing financial burden, where markets become increasingly complex and sophisticated and where government and institutions increasingly delegate responsibility for financial decisions to individuals, financial education, becomes a primary tool in the search for better results. One of the main fronts of action to increase the level of financial education is the inclusion of the theme in the teaching of schools, and this exposes the need for the teacher to be trained to meet the demand. For this reason, the present study sought to identify the contribution of the EaD ENEF - Finance course without secrets to the training of teachers in teaching financial education in schools. For this, a survey was conducted with 208 individuals registered in the database of this course. As a data collection instrument, a structured questionnaire was adopted, answered online and with questions directed to the three identified groups: group that did not start, group that started, but did not finish, and the group that completed the course. The main results showed that there is sufficient evidence to conclude that the EaD ENEF - Finance without secrets course prepares teachers to work on the subject of Financial Education with their students. Even so, there is a need to evolve in the format of financial education courses, listening to teachers' demands, minimizing regional differences, preparing them to apply knowledge in their own lives and motivating them to implement it in schools, are some of the points as important as the personal finance content itself in the schedule of a financial education course for teachers. With these results, this research represents an evolution in the understanding of how the financial education courses responsible for training one of the main pieces in the inclusion of financial education in the classroom, the teacher, should be designed.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215976
Date: 2020


Files in this item

Files Size Format View
PCAD1138-D.pdf 1.390Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar