A influência dos sistemas de compartilhamento na transição para carros elétricos

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Title: A influência dos sistemas de compartilhamento na transição para carros elétricos
Author: Luna, Tiago Ferrari
Abstract: O Aquecimento Global por gases de efeito estufa, a concentração de partículas finas que causam poluição do ar e a segurança energética preocupam os políticos e cientistas. Uma das principais fontes desses problemas é a utilização do carro com motor à combustão. Os carros elétricos surgem como uma possibilidade de mitigação ou extin- ção desses problemas. Entretanto, a transição para esta tecnologia é complexa, visto que os carros fazem parte de um amplo sistema sócio-técnico constituído por diversos atores, infraestruturas, instituições e artefatos, onde a interação entre eles surgem barreiras que precisam ser mitigadas para que aconteça a transição para a solução tecnológica emergente. Portanto, o objetivo desse estudo é demonstrar a influência dos sistemas de compartilhamento de carros elétricos no processo de transição para carros elétricos. Este trabalho foi dividido em três artigos: (1) uma revisão de literatura pelo método SYSMAP buscando identificar os principais fatores que influenciam esta transição. Foram identificados três principais fatores: os atores, tecnologias e políticas voltadas para esta transição. A divergência de interesses entre os atores perante a escolha tecnológica e objetivos na transição criam barreiras que precisam ser mitigadas por meio de políticas de incentivo financeiro ou experimentação no nicho, como os sistemas de compartilhamento de carros elétricos (SCCE). Os sistemas de compartilhamento de carros elétricos são, além de uma alternativa de transporte, uma atividade a nível de nicho para experimentação pelos usuários, influenciando sua opinião no processo de adoção de carros elétricos. Por esta razão, o segundo artigo (2) é complementar à revisão de literatura identificando as barreiras existentes que limitam a adoção dos carros elétricos e como os sistemas de compartilhamento de carros podem ajudar a mitigá-las, utilizando a MLP como framework analítico para compreender a existência dessas barreiras e seu nível de atuação. Foram identificadas 29 barreiras, das quais 17 são passíveis de mitigação pelos sistemas de compartilhamento de carros elétricos, principalmente as de cunho psicológico, visto que a experimentação possibilita os usuários a testarem a tecnologia com baixo custo. E por último, (3) foi realizada uma modelagem em Dinâmica de Sistemas através de uma abordagem prospectiva para estimar o impacto da frota de carros elétricos compartilhados na redução das emissões de CO2 com geração de cenários até o ano de 2040. Neste estudo foram utilizados dados de um sistema real, o projeto VAMO na cidade de Fortaleza. Identificou-se que com o aumento da frota do VAMO, houve impacto na redução da frota de carros comuns devido a utilização do carro compartilhado, assim como pela influência da frota VAMO de carros elétricos no aumento da frota de carros elétricos comuns, culminando numa redução das emissões de CO2.Abstract: Global warming caused by greenhouse gases, the concentration of fine particles that cause air pollution and energy security are of concern to politicians and scientists. One of the main sources of these problems is the use of the combustion engine cars. Electric cars are a possibility to mitigate or eliminate these problems. However, the transition to this technology is complex, since cars are part of a broad socio-technical system made up of different actors, infrastructures, institutions and artifacts, where the interaction between them creates barriers that need to be mitigated for the transition to happen for the emerging technological solution. Therefore, the aim of this study is to demonstrate the influence of electric carsharing schemes on the transition to electric cars. This work was divided into three articles: (1) a literature review using the SYSMAP method, seeking to identify the main factors that influence this transition. Three main factors were identified: the actors, technologies and policies aimed at this transition. The divergence of interests between the actors in the face of technological choice and objectives in the transition creates barriers that need to be mitigated through policies of financial incentive or niche experimentation, such as electric carsharing schemes (SCCE). Electric carsharing schemes are, in addition to a transport alternative, a niche activity for experimentation by users, influencing their opinion in the process of adopting electric cars. For this reason, the second article (2) is complementary to the literature review identifying the existing barriers that limit the adoption of electric cars and how carsharing schemes can help to mitigate them, using MLP as an analytical framework to understand the existence of these barriers and their level of performance. 29 barriers were identified, of which 17 are subject to mitigation by electric carsharing schemes, especially those of a psychological nature, since experimentation allows users to test the technology at low cost. And finally, (3) a modeling in Systems Dynamics was carried out through a prospective approach to estimate the impact of the fleet of shared electric cars in reducing CO2 emissions by generating scenarios until the year 2040. In this study, we used data from a real system, the VAMO project in the city of Fortaleza. It was identified that with the increase of the VAMO fleet, there was an impact in the reduction of the fleet of ordinary cars due to the use of the shared car, as well as by the influence of the VAMO fleet of electric cars in the increase of the fleet of ordinary electric cars, culminating in a reduction of CO2 emissions.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215875
Date: 2020


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