A governança nos novos arranjos de jornalismo: um estudo de caso do The Intercept Brasil

DSpace Repository

A- A A+

A governança nos novos arranjos de jornalismo: um estudo de caso do The Intercept Brasil

Show full item record

Title: A governança nos novos arranjos de jornalismo: um estudo de caso do The Intercept Brasil
Author: Giusti, Tânia Regina de Faveri
Abstract: O jornalismo vive sob a ótica de uma crise de governança, afetando diretamente sua independência editorial, financeira e de sustentabilidade. Como forma de driblar essa situação, diversas iniciativas que operam em modelos de financiamento distintos têm se legitimado no Brasil. Esta pesquisa propõe analisar a articulação entre governança financeira, editorial e de engajamento nestes novos arranjos. O objetivo é investigar como se articulam governança financeira e de sustentabilidade com governança editorial de circulação no The Intercept Brasil. A questão central busca responder quais lógicas asseguram a independência editorial desse veículo. A pesquisa adota como procedimentos metodológicos um estudo de caso da cobertura do financiamento coletivo de eleições do The Intercept Brasil e da análise do conteúdo para avaliar declarações e textos que indicam a independência financeira do site, além de entrevistas qualitativas com repórteres, jornalistas e microfinanciadores. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e de natureza qualitativa. De modo geral, os resultados indicam que há maior autonomia no fazer jornalístico quando não há preocupação, por parte da equipe de trabalho, com a sustentabilidade financeira que mantém o veículo. Ficou evidenciado, ainda, que o financiamento coletivo (crowdfunding), no caso da cobertura jornalística das eleições de 2018, aproximou os jornalistas dos seus públicos, configurando um novo contrato social entre as partes.Journalism is experiencing a governance crisis, directly affecting its editorial, financial and sustainability independence. As a way of circumventing this situation, several initiatives operating in different financing models have been established in Brazil. This research aims to analyze the articulation between financial, editorial and engagement governance in these new arrangements. The main objective is to investigate how to articulate financial governance and sustainability with editorial circulation governance at The Intercept Brazil. The central question seeks to answer which logics ensure the editorial independence of this vehicle. The research adopts in its methodological procedure a case study of The Intercept Brazil?s coverage of Brazilian presidential elections of 2018, its crowdfunding and content analysis to evaluate statements and texts that indicate the vehicle's financial independence, as well as qualitative interviews with reporters, journalists and microfinance. This is an exploratory, descriptive and qualitative research. Overall, the results indicate that there is greater autonomy in journalism when the work team has no concern regarding the financial sustainability that maintains the vehicle. It was also evidenced that crowdfunding, in case of 2018 Brazilian presidential election coverage, brought journalists closer to their audiences, constituting a new social contract between the parties.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215650
Date: 2019


Files in this item

Files Size Format View
PJOR0136-D.pdf 1.962Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar