A inserção da indústria catarinense nas cadeias globais de valor

DSpace Repository

A- A A+

A inserção da indústria catarinense nas cadeias globais de valor

Show full item record

Title: A inserção da indústria catarinense nas cadeias globais de valor
Author: Campos, Henrique Pereira
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar os padrões de integração da economia catarinense nas CGV ao longo dos últimos 20 anos. Para tanto, utilizou-se dados empíricos contidos nas matrizes insumo-produto e dados de comércio, bem como diversos estudos bibliográficos sobre o tema. No que diz respeito ao estado de Santa Catarina, os dados de matriz I-P demonstram um nível de participação similar para o país e para o estado em 2008. Os resultados do comércio, entretanto, mostram que houve um aumento da participação nas CGV entre 1997 e 2017, de modo que o estado parece ser relativamente mais integrado em tais cadeias do que o país. Em termos de posicionamento, os resultados indicam que Santa Catarina está localizada mais a jusante nas CGV do que o país, processando mais insumos importados para a posterior exportação do que o Brasil. Houve também, como no caso brasileiro, uma intensificação da participação em produtos primários catarinenses a partir do boom de commodities da década de 2000. Entretanto, os dados mostram que alguns segmentos industriais como a fabricação de papel e celulose, de máquinas, aparelhos e materiais elétricos e fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias melhoram significativamente entre 1997 e 2017. Por fim, realizou-se uma pesquisa de campo nas principais empresas do setor automotivo e do segmento de materiais, equipamentos e aparelhos elétricos, visando mostrar um panorama da integração desses setores sob uma ótica microeconômica. Os resultados sugerem que as grandes empresas desses setores em estudo ? Tupy, Schulz, BMW e WEG ? têm mostrado avanços na integração nas CGV. Dentre elas, destaca-se a participação ativa da WEG, no setor de matérias elétricos, se consolidando como um dos grandes players mundiais na produção de motores elétricos, e da Tupy, na cadeia automotiva, tornando-se a líder mundial na produção de blocos e cabeçotes de motores para a indústria automobilística e de máquinas agrícolas e rodoviárias.Abstract: The present work had as objective to analyze the integration patterns of the Santa Catarina economy in the GVC over the last 20 years. For that, empirical data contained in the input-output table and trade data were used, as well as several bibliographic studies on the subject. Concerning the state of Santa Catarina, I-O table data show a similar level of participation for the country and the state in 2008. The results of trade, however, show that there was an increase in participation in the GVC between 1997 and 2017, so that the state appears to be relatively more integrated in such chains than the country. In terms of positioning, the results indicate that Santa Catarina, in general terms, is located more downstream in the GVC than the country, processing more inputs imported for later export than Brazil. There was also, as in the case of Brazil, an intensification of the participation in primary products from the commodity boom of the decade of 2000. However, the data show that some industrial segments such as the manufacture of paper and cellulose, machinery, apparatus and electrical materials and motor vehicle manufacturing, trailers and bodies improved significantly between 1997 and 2017. Finally, a field survey was carried out in the main companies in the automotive sector and in the segment of materials, equipment and electrical appliances, aiming to show a panorama of the integration of these sectors from a microeconomic perspective. The results suggest that the large companies in these sectors - Tupy, Schulz, BMW and WEG - have shown progress in the integration in the GVC. Among them, we emphasize WEG's active participation in the electrical sector is consolidated as one of the great players in the world in the production of electric motors, and Tupy in the automotive chain, becoming the world leader in the production of blocks and motor heads for the automotive industry and agricultural and road machinery.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Economia, Florianópolis, 2019
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215293
Date: 2019


Files in this item

Files Size Format View
PCNM0336-D.pdf 2.873Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar