A excitação no século XXI: jogos eletrônicos em perspectiva sociológica

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A excitação no século XXI: jogos eletrônicos em perspectiva sociológica

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Título: A excitação no século XXI: jogos eletrônicos em perspectiva sociológica
Autor: Lago, Jean Matheo Piccini
Resumo: Esta pesquisa fez um cruzamento das reflexões sobre as novas sociabilidades do ciberespaço e os jogos eletrônicos nas últimas décadas. De um lado o ciberespaço como ambiente de sociabilidade que gera e é gerado por novas tecnologias ligadas aos computadores e suas conexões através de redes e o ambiente dos esportes ? seguindo Elias & Dunning ? como contexto da excitação na era moderna pacificada, onde as disputas (sancionadas do ponto de vista da violência explicita) ganham dimensão civilizadora, pacificada, sem escapar da tensão das disputas. Esse espaço de cruzamento é onde se situam os jogos eletrônicos. O método utilizado foi uma netnografia em três campeonatos do jogo LoL (League of Legends) tão bem como a netnografia das aulas ministradas virtualmente por técnicos preparadores de jogadores que pretendem participar de campeonatos profissionais; estes dois ambientes permitem vislumbrar a construção da rotina do jogo ? seja no seu aspecto cognitivo, seja na exploração dos desafios emocionais que devem ser contidos, aspectos apontados por Elias como cruciais na racionalização e psicologização respectivamente do processo civilizatório.<br>Abstract : This research develops an intersection between the reflections concerning new types of sociability in cyberspace and electronic games in the last decades. In one hand cyberspace as a social environment that is producer and product of new technologies linked to computers and it?s conections across networks and the environment of sports ? following Elias & Dunning ? as a context of excitement in a pacified modern era, where struggles (sanctioned from the point of view of explicit violence) develop a civilizing dimension, pacified, without escaping the tension of disputes. This space is the intersection where electronic games are situated. We developed a netnography as a method in three LoL (League of Legends) championships and also in online classes taght by professional coaches to prepare new players that aim to play on professional competitions; both this environments allow us to glimpse at the construction of a play routine ? be in it?s cognitive aspect or in the exploration of emotional challenges that must be contained, aspects pointed out by Elias as crucial in the rationalization and psychologitazion of the civilizing process.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214728
Data: 2019


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