Feche seus ouvidos e abra seu coração: o que se escuta em Marguerite Dumont?

DSpace Repository

A- A A+

Feche seus ouvidos e abra seu coração: o que se escuta em Marguerite Dumont?

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Souza, Pedro de
dc.contributor.author Rabusky, Amanda Henes
dc.date.accessioned 2020-10-21T21:04:17Z
dc.date.available 2020-10-21T21:04:17Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.other 368951
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214349
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2019.
dc.description.abstract O objetivo desta dissertação é abordar um caso de performance vocal no domínio do canto lírico. Para tanto, tomamos a personagem Marguerite Dumont, filme Marguerite, de Xavier Giannoli, 2015, e investigar, precisamente, a relação da cantora com a própria voz. Trata-se de problematizar o que se interpõe entre esta voz que quer ser ouvida e o corpo que lhe dá origem. Para responder atingir este objetivo, procedemos a uma análise discursiva atravessada pela psicanálise. O procedimento consistiu de recortes de sequências cênicas do filme,compondo o corpus da análise. A análise seguiu operando na exterioridade discursiva da narrativa fílmica, em que a voz é dada a ouvir no limite entre ser e não ser sujeito cantante, segundo ordem do canto lírico tomada como discurso.
dc.description.abstract Abstract: The objective of this dissertation is to approach a case of vocal performance in the domain of lyric singing. To do so, we take the character Marguerite Dumont, film Marguerite, by XavierGiannoli, 2015, and investigate precisely the relationship of the singer with her own voice. It is a question of what stands between this voice that wants to be heard and the body that gives rise to it. To answer this goal, we proceed to a discursive analysis crossed by psychoanalysis. Theprocedure consisted of cuttings of scenic sequences of the film, composing the corpus of the analysis. The analysis continued to operate in the discursive exteriority of the film narrative, in which the voice is given to hear in the limit between being and not being a singing subject, according to the order of the lyric singing taken as discourse. en
dc.format.extent 72 p.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Música
dc.subject.classification Cantoras
dc.subject.classification Voz
dc.subject.classification Psicanálise
dc.subject.classification Análise do discurso
dc.subject.classification Filme cinematográfico
dc.title Feche seus ouvidos e abra seu coração: o que se escuta em Marguerite Dumont?
dc.type Dissertação (Mestrado)


Files in this item

Files Size Format View
PLIT0816-D.pdf 774.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar