Letramento acadêmico e a construção da autoria em oficinas estéticas : prática em psicologia junto à assistência estudantil na universidade

DSpace Repository

A- A A+

Letramento acadêmico e a construção da autoria em oficinas estéticas : prática em psicologia junto à assistência estudantil na universidade

Show full item record

Title: Letramento acadêmico e a construção da autoria em oficinas estéticas : prática em psicologia junto à assistência estudantil na universidade
Author: Zonta, Graziele Aline
Abstract: Delineado no formato de pesquisa-intervenção, este estudo propõe a utilização de oficinas estéticas de leitura e escrita como estratégia para o exercício da autoria e da escrita criativa entre estudantes de graduação e analisa suas possibilidades enquanto metodologia de intervenção da psicologia junto à assistência estudantil universitária. Fundamenta-se nos conceitos de autoria, processos de criação, dialogismo, relações estéticas e outros constructos da perspectiva bakhtiniana da linguagem e da psicologia histórico-cultural de Vygotski, dialogando-os à produção teórica dos campos da psicologia educacional e dos estudos de letramento, no contexto do ensino superior, para investigar a significação das práticas de letramento acadêmico entre estudantes universitários/as e suas implicações para a constituição do sujeito autor-leitor-escritor. As análises discutem as demandas que emergem no contexto acadêmico conforme novos grupos sociais de estudantes conquistam acesso à universidade brasileira. Problematizam os movimentos de exclusão e individualização que se entretecem nas práticas institucionais universitárias e que se desdobram em obstáculos para a apropriação da linguagem constituída no campo discursivo acadêmico, bem como para a construção da autoria e de posicionamentos criativos que envolvem o ler e escrever entre estudantes de graduação. Os resultados indicam que as oficinas se efetivaram como espaço institucional para a expressão e valorização das vozes dos/as estudantes, para a compreensão das suas necessidades e, ao mesmo tempo, para a investigação sobre suas relações e sobre as condições de permanência no ensino superior, oferecendo-se como alternativa aos modelos de práticas individualizantes de assistência psicológica.Abstract : Outlined in the intervention-research format, this study proposes the use of workshops of reading and writing as a strategy for the exercise of authorship and creative writing among undergraduate students and as a method of psychological intervention in university student assistance. It is based on the concepts of authorship, creation processes, dialogism, aesthetic relations and other constructs of Bakhtin's language studies and Vygotski's cultural-historical psychology, along with the theoretical production of the fields of educational psychology and literacy studies, in the context of higher education, to investigate the meanings of academic literacy practices among university students and their implications for the constitution of the author-reader-writer. The analyses discuss the demands that emerge in the academic context as new social groups of students access Brazilian universities. They problematize the processes of exclusion and individualization that are intertwined in the university institutional practices, unfolding into obstacles for the appropriation of the academic language and for the construction of authorship and creative positions that involve reading and writing among undergraduate students. The results indicate that the workshops have become an institutional space for the expression and listening of students' voices, for understanding their needs and for researching on their relationships and conditions of permanence in higher education, offering an alternative to models of individualized psychological practices.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214245
Date: 2018


Files in this item

Files Size Format View
PPSI0819-T.pdf 2.366Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar