Abstract:
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Os cadernos escolares se constituem como produto de uma cultura escolar, raramente catalogados e inventariados, mas carregam vestígios do ensino brasileiro. Este artigo tem como objetivo elucidar os cadernos escolares como um patrimônio da educação brasileira, assim como divulgar um acervo digital e público para pesquisas históricas. Como referencial teórico metodológico, adotam-se os estudos de Viñao (2008), Peres (2017), Chartier (2002) e Mignot (2008) para tratar dos cadernos escolares, e de Julia (2001) acerca da cultura escolar. Apresentam-se resultados de duas pesquisas desenvolvidas no âmbito do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT) que tomaram como universo de amostras, presentes no Repositório de Conteúdo Digital (RCD), 371 cadernos, produzidos entre 1915 e 2009. A partir de estudos e análises realizadas em um caderno de aluno (1968) e um caderno de normalista (1950), infere-se que os cadernos sejam considerados como um patrimônio da educação brasileira. |