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Neste artigo analisamos, em uma perspectiva histórica, a abordagem da teoria dos conjuntos no livro didático Ensino atualizado da Matemática da 5ª série e as orientações metodológicas apresentadas no Guia do Professor. A coleção Ensino atualizado da Matemática, bem como o seu Guia, foram produzidos por professores membros de grupo de estudos da Bahia, liderado por Martha Dantas e Omar Catunda. A partir da análise, fazendo uso de um referencial teórico-metodológico de uma história cultural (CHARTIER, 1988;1994) e de uma história da educação, em especial, sobre livros didáticos (BITTENCOURT, 2004; CHOPPIN, 2004) e sobre saberes profissionais (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2017; VALENTE, 2018), consideramos que os autores visavam a interação dos alunos durante a apresentação dos conteúdos em sala de aula. Nesse sentido, os autores da coleção, ao expor o estudo da teoria dos conjuntos, partiam de exemplos do cotidiano sempre buscando chegar ao formalismo matemático, enfim, a uma generalização matemática. Em específico, essa formalização seguia uma apropriação dos preceitos estruturalistas defendidos pelo Grupo Bourbaki. |
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