Abstract:
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RESUMO
Este artigo é resutado de estudos do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática (GPHEM), da UNESPAR, campus Paranaguá, gerando um trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática. Em uma perspectiva histórica, o estudo teve por objetivo a verificação da presença da matemática financeira na educação matemática crítica em livros didáticos de matemática utilizados nos sextos anos, da educação básica, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Inicialmente fez-se uma pesquisa dos livros didáticos de matemática utilizados em uma escola do Ensino Fundamental, do Município de Antonina, Litoral do Paraná da rede pública de ensino optando pelo mais utilizado no 6º ano do Ensino Fundamental. Na sequência, tendo por base as Leis da Educação, Diretrizes Curriculares, Plano de Trabalho Docente, Projeto Político Pedagógico da escola em questão e dos Parâmetros Curriculares Nacionais buscou-se indicativos de quais conteúdos, de Matemática Financeira e/ou Educação Financeira, pelas leis, devem ser trabalhados e qual deveria ser a abordagem destes, nos livros didáticos. Para finalizar fez-se uma proposta de atividades para trabalhar o tema em questão. Como aporte teórico foram utilizadas as ideias de Choppin (2002 e 2004) e Chartier (1990) no que se referem ao livro didático, e de Skovsmose (2000, 2001, 2007) no que se referem a Educação Matemática Crítica, entre outros professores e historiadores da área. |