Psico-geometria de Maria Montessori

DSpace Repository

A- A A+

Psico-geometria de Maria Montessori

Show simple item record

dc.contributor.author Silva, Circe Mary Silva da
dc.date.accessioned 2020-10-05T20:33:12Z
dc.date.available 2020-10-05T20:33:12Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation SILVA, Circe Mary Silva da. Psico-geometria de Maria Montessori. ACERVO, v. 2, p. 12-31, 2020. pt_BR
dc.identifier.issn 2675-2646
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/213283
dc.description Disponível em: http://acervo.ghemat.com.br/index.php/ACERVO-GHEMAT/article/view/28 pt_BR
dc.description.abstract O presente texto apresenta uma análise do livro Psico-geometria: o estudo da geometria baseado na Psicologia Infantil, de Maria Montessori, com vistas a identificar, na apresentação dos saberes geométricos e nas atividades sugeridas, quais pressupostos teóricos e metodológicos sustentam a proposta didática da autora. Nesta investigação, usei a análise documental e os documentos analisados foram os seguintes: a primeira edição do livro, de 1934, escrito em língua espanhola; diferentes traduções da obra e, também, artigos recentes sobre a Geometria de Montessori. A autora adotou uma filosofia empirista e construiu uma proposta de ensino para a geometria a partir da psicologia infantil em que a aprendizagem da criança se dá a partir da periferia (com atividades sensoriais e uso de materiais manipulativos) em direção ao centro (a mente da criança). Atividades como desenhar, usar instrumentos geométricos, manipular o material Montessori, recortar e colar papéis coloridos fariam com que a criança, intuitiva e experimentalmente, adquirisse as noções básicas da geometria euclidiana. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Acervo pt_BR
dc.subject Geometria pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject método montessoriano pt_BR
dc.title Psico-geometria de Maria Montessori pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Psico-geometria de Maria Montessori.pdf 748.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar