Predição dos teores de atributos químicos e análise discriminatória de solos submetidos a diferentes sistemas de manejo, por meio da espectroscopia em infravermelho próximo (nir)

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Predição dos teores de atributos químicos e análise discriminatória de solos submetidos a diferentes sistemas de manejo, por meio da espectroscopia em infravermelho próximo (nir)

Mostrar registro completo

Título: Predição dos teores de atributos químicos e análise discriminatória de solos submetidos a diferentes sistemas de manejo, por meio da espectroscopia em infravermelho próximo (nir)
Autor: Junges, Diéssica; Leoni, Gabriela; Trapp, Talita; Lima, Andria Paula; Brunetto, Gustavo; Kazama, Daniele Cristina; Loss, Arcângelo; Santos, Thiago Stacowski dos; Lourenzi, Cledimar Rogério; Comin, Jucinei José
Resumo: A espectroscopia na região do infravermelho próximo (NIR) é uma técnica promissora para determinação rápida de muitos componentes de forma não destrutiva, sem necessitar de muitos preparos, amplo utilização (moléculas com ligações C-H, NH, S-H ou O-H), além de reduzir de custos, tempo de análise e geração de resíduos. Sendo assim, o objetivo desse projeto foi utilizar a espectroscopia NIR para a construção de curvas de calibração para predição de atributos químicos do solo e para análises discriminatórias de solos cultivados com espécies vegetais em sistema de manejo orgânico e convencional no Estado de Santa Catarina (SC). Para as curvas de calibração foram coletadas 450 amostras em diferentes regiões de SC em parceria com a EPAGRI. Para o estudo de discriminação foram coletadas 432 amostras de solo da região do Planalto Serrano e Litorânea de SC sistema de cultivo orgânico e convencional em diferentes profundidades. Como resultados, recomenda-se a espectroscopia NIR para o desenvolvimento dos modelos de calibração por permitir inferir os teores de matéria orgânica, CTCpH7,0 e argila, com resultados próximos aos obtidos pelo método de referência, podendo ser melhorado ao longo do tempo, aumentando a biblioteca espectral até a obtenção de coeficientes de correlação próximo a 0,99. A combinação da espectroscopia NIR e análise multivariada por regressão por mínimos quadrados parciais permitiu o desenvolvimento de modelos de previsão de matéria orgânica, CTCpH7,0 e argila com erros associados de ± 24, 22 e 17%, respectivamente. A espectroscopia NIR juntamente com métodos quimiométricos, discriminou amostras de solo cultivadas com espécies vegetais em manejo orgânico e convencional a partir da resposta espectral, sugerindo que essas técnicas sejam utilizadas como ferramenta complementar no controle da produção de alimentos orgânicos.
Descrição: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Agrárias. Departamento de Engenharia Rural
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212865
Data: 2020-08-21


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
SIC 30 repaginado final.mp4 34.08Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir Apresentação de resultados

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar