Reelaboração do Passado: produção da memória, produção do esquecimento, segundo Theodor W. Adorno

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Reelaboração do Passado: produção da memória, produção do esquecimento, segundo Theodor W. Adorno

Mostrar registro completo

Título: Reelaboração do Passado: produção da memória, produção do esquecimento, segundo Theodor W. Adorno
Autor: Abrão, Rachel Tomás dos Santos
Resumo: Esta pesquisa buscou investigar como os conceitos de memória e do esquecimento surgem nos textos de Theodor W. Adorno. Para tanto, foi necessário realizar uma vasta revisão de literatura, adentrando no contexto em que os textos foram escritos, conhecendo a trajetória do autor e sua escola de pensamento, a chamada Teoria Crítica. A preocupação que acontecimentos como os de Auschwitz nunca mais se repitam aparece em diversos de seus escritos, emergindo como um imperativo categórico contra a repetição da barbárie. A ideia da elaboração do passado aparece, então, como uma possibilidade de se evitar tal repetição, por meio da rememoração, da memória que adentra no esclarecimento dos horrores do passado. Por meio de um diálogo com o pensamento marxista e com a psicanálise, Adorno carrega para a Escola de Frankfurt a necessidade de se desenvolver uma Sociologia preocupada com a memória histórica, atentando para o recalque dos acontecimentos do passado, pois, o que é recalcado volta como trauma, por isso a importância de se elaborar o que passou, de recordar para que nunca mais se repita.
Descrição: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Estudos Especializados em Educação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212380
Data: 2020-08-24


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
inscrição rachel mp4.mp4 12.19Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar