O conhecimento docente no contexto do Ensino de Química

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O conhecimento docente no contexto do Ensino de Química

Mostrar registro completo

Título: O conhecimento docente no contexto do Ensino de Química
Autor: Grahl, Heloísa Comelli
Resumo: Esta pesquisa apresenta os resultados de uma investigação que realizou um estado da arte, sobre investigações que permearam o ensino de reações redox no ensino de química. Nesse sentido, realizou-se a busca na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e Portal de Periódicos da CAPES, utilizando as palavras-chave: ensino de eletroquímica, ensino de reações redox, ensino de oxidação, ensino de redução, ensino de pilha e bateria. A presença das palavras chave foi analisada nos campos título, resumo e palavras-chave dos trabalhos. Foram catalogadas 30 teses e dissertações (TDs) e 11 artigos, onde a análise deu-se por meio de público alvo das pesquisas, ano de publicação, estados das publicações, universidades (públicas ou privadas), estratégias de ensino utilizadas pelos docentes, as dificuldades encontradas, e analogias utilizadas. Desta pesquisa originaram-se dois artigos, um submetido ao ENEQ-2020, e outro à Revista Debates em Ensino de Química. Por fim foi desenvolvida uma sequência de ensino que permeia as reações redox no corpo humano.
Descrição: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico, de Ciências Exatas e Educação. Departamento de Ciências Exatas e Educação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212340
Data: 2020-08-25


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Vídeo SIC.mp4 149.4Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar