Conteúdo e forma escolar em tempos de luta social e de trabalho simples

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Conteúdo e forma escolar em tempos de luta social e de trabalho simples

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Dalmagro, Sandra Luciana
dc.contributor.author Flores, Mariana da Silva
dc.contributor.other Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC
dc.date.accessioned 2020-08-26T20:19:10Z
dc.date.available 2020-08-26T20:19:10Z
dc.date.issued 2020-08-24
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212242
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. pt_BR
dc.description.abstract O presente relatório de Iniciação Científica é parte da pesquisa intitulada “Conteúdo e Forma Escolar em tempos de luta social e de trabalho simples” coordenado pela Prof. Sandra Luciana Dalmagro do EED/CED/UFSC. Neste ano nos dedicamos a duas frentes de trabalho, a primeira consistiu na organização e revisão dos arquivos da pesquisa relativamente à Educação na Rússia Soviética, realizados no ano anterior, elaborando uma linha do tempo da Revolução e da questão educacional, chegando até o ano de 1931. Já a segunda frente de trabalho consistiu na realização de uma pesquisa no Portal de Periódicos Capes, selecionando trabalhos que tenham por foco a forma escolar. Neste portal foram encontrados 17 trabalhos, sendo 8 selecionados para análise. Todos os trabalhos foram produzidos recentemente - a partir de 2009 e tem em comum remeter-se a um mesmo texto base acerca desta categoria, dos autores Vicent, Lahire e Thin, publicado no Brasil em 2001. A forma escolar é compreendida de modo crítico, isto é, em relação à forma social mais ampla, mas esta categoria não chega a ser aprofundada ou problematizada, além do que já estava posto no texto basilar de 2001. Destaca-se ainda que 4 artigos debatem a forma escolar a partir de disciplinas escolares, nomeadamente artes, educação física e história. Por fim, 5 dos 8 artigos aproximam o debate da forma escolar ao de cultura escolar, ainda que não seja possível identificar se estes são tratados como sinônimos devido à insuficiente conceituação de ambos nos textos. Concluímos que o debate quanto à forma escolar é pouco difundido no Brasil, além de recente e carece de maior aprofundamento e problematização pt_BR
dc.format.extent Vídeo pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject forma escolar pt_BR
dc.subject relações sociais pt_BR
dc.subject teoria marxista pt_BR
dc.title Conteúdo e forma escolar em tempos de luta social e de trabalho simples pt_BR
dc.type Video pt_BR


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