Avaliação da Compreensão da Linguagem Oral: avanços e desafios

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Avaliação da Compreensão da Linguagem Oral: avanços e desafios

Mostrar registro completo

Título: Avaliação da Compreensão da Linguagem Oral: avanços e desafios
Autor: Potgurski, Dayane Stephanie
Resumo: A discussão sobre protocolos para a avaliação da linguagem compreensiva na literatura brasileira ainda é muito reduzida. Existem poucos instrumentos construídos que tenham sido normatizados e padronizados respeitando a cultura brasileira. Em sua grande maioria, os testes apresentados ainda voltam-se para tarefas de identificação de vocabulário e solicitações de ordens simples e complexas. Nesse sentido, os déficits de compreensão têm sido pouco identificados e, consequentemente, pouco trabalhados na clínica fonoaudiológica. Assim, o objetivo desta pesquisa é descrever a construção de um instrumento para avaliar a compreensão da linguagem oral de crianças de 4 a 6 anos e obter evidências de validade baseadas em um estudo piloto. Essa proposta será pautada a partir dos pressupostos da neurolinguística enunciativo-discursiva que concebe a compreensão como um fenômeno dialógico e ativo na interação social e ainda a linguagem como produto histórico-social. A proposta é sistematizar uma avaliação destinada ao público de 4 a 6 anos de idade. Participaram dessa pesquisa 2 sujeitos sem queixa de déficits linguístico. Como coleta de dados será utilizado entrevista e aplicação do protocolo de avaliação. Os dados serão analisados à luz da Neurolinguística Enunciativo-Discursiva (MORATO, 1997; COUDRY, 1988; BAKHTIN, 1929/2003). Os resultados apontam que há vários aspectos envolvidos na compreensão (aspectos verbais e não verbais, atenção, memória, vocabulário, aspectos interativos e subjetivos). Há, assim a necessidade de uma avaliação que considere todos esses aspectos. Conclui-se que o protocolo se mostrou inicialmente eficaz para iniciar a construção de parâmetros discursivos no processo de aquisição de linguagem assim como analisar as variáveis envolvidas nesse processo.A discussão sobre protocolos para a avaliação da linguagem compreensiva na literatura brasileira ainda é muito reduzida. Existem poucos instrumentos construídos que tenham sido normatizados e padronizados respeitando a cultura brasileira. Em sua grande maioria, os testes apresentados ainda voltam-se para tarefas de identificação de vocabulário e solicitações de ordens simples e complexas. Nesse sentido, os déficits de compreensão têm sido pouco identificados e, consequentemente, pouco trabalhados na clínica fonoaudiológica. Assim, o objetivo desta pesquisa é descrever a construção de um instrumento para avaliar a compreensão da linguagem oral de crianças de 4 a 6 anos e obter evidências de validade baseadas em um estudo piloto. Essa proposta foi pautada a partir dos pressupostos da neurolinguística enunciativo-discursiva que concebe a compreensão como um fenômeno dialógico e ativo na interação social e ainda a linguagem como produto histórico-social. A proposta sistematizou uma avaliação destinada ao público de 4 a 6 anos de idade. Participaram dessa pesquisa 2 sujeitos sem queixa de déficits linguístico. Como coleta de dados utilizou-se entrevista e aplicação do protocolo de avaliação. Os dados foram analisados à luz da Neurolinguística Enunciativo-Discursiva (MORATO, 1997; COUDRY, 1988; BAKHTIN, 1929/2003). Os resultados apontam que há vários aspectos envolvidos na compreensão (aspectos verbais e não verbais, atenção, memória, vocabulário, aspectos interativos e subjetivos). Há, assim a necessidade de uma avaliação que considere todos esses aspectos. Conclui-se que o protocolo se mostrou inicialmente eficaz para iniciar a construção de parâmetros discursivos no processo de aquisição de linguagem assim como analisar as variáveis envolvidas nesse processo.
Descrição: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Fonoaudiologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212207
Data: 2020-08-24


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Video Day Pronto 1.25x Kapwing.mp4 7.090Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar