Atividades assistidas por animais: desafios e possibilidades para o cuidado à criança e ao adolescente hospitalizado

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Atividades assistidas por animais: desafios e possibilidades para o cuidado à criança e ao adolescente hospitalizado

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Título: Atividades assistidas por animais: desafios e possibilidades para o cuidado à criança e ao adolescente hospitalizado
Autor: Küster, Adriele Souza
Resumo: INTRODUÇÃO: A internação pediátrica pode ser uma experiência traumática para os pacientes e acompanhantes, sendo que a equipe de saúde deve buscar estratégias para amenizar os efeitos negativos desta experiência. Sendo assim, guiados pelo Programa de Humanização Hospitalar e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, a busca destas estratégias, bem como de implementação de métodos inovadores para a humanização do cuidado se faz necessário. Dentre estes métodos vê-se nas Atividades Assistidas por Animais que traz uma assistência diferenciada, considerando as atuais e crescentes evidências que demonstram a melhora da qualidade de vida de pacientes hospitalizados que participam de atividades assistidas por animais durante sua internação. OBJETIVO GERAL: avaliar a influência das atividades assistidas por animais sobre as crianças/adolescentes no contexto hospitalar e OBJETIVO ESPECÍFICO: descrever a percepção dos pais e/ou responsáveis de criança/adolescente hospitalizadas acerca das atividades assistidas por animais. MÉTODO: Estudo descritivo, com abordagem quanti e qualitativa e será realizado com crianças/adolescente e seus pais e/ou responsáveis internados em uma unidade de internação pediátrica de um hospital público do sul do país. Para a coleta de dados quantitativos será utilizado a avaliação da escala de dor (FLACC) e para os dados qualitativos a observação participante e entrevista semi-estruturada. RESULTADOS: A coleta de dados qualitativos, realizada a partir da entrevista, já foi encerrada pela saturação dos dados, considerando que os conteúdos refletiram, em quantidade e intensidade, as múltiplas dimensões do fenômeno estudado. Já a coleta de dados quantitativos, com a aplicação da escala FLACC está sendo realizada para alcançar o número de participantes de acordo com o cálculo de amostragem. Para este cálculo está sendo utilizado a ferramenta online Sistema Especialista para o Ensino de Estatística na Web – SestatNet, por cálculo pelo tamanho de amostra, do tipo estimação média (QT). Tal escolha deve-se ao fato de obter uma amostra que represente da forma mais fidedigna possível a população da Unidade de Internação Pediátrica do HU/UFSC. Porém, em decorrência a Pandemia do COVID 19, a coleta foi interrompida e até o momento foi aplicado a escala FLACC em 83 pacientes pediátricos. Também foi realizado uma revisão integrativa e seus resultados mostram o quão positivo e benéfico é a atividade assistida por animais no contexto da hospitalização pediátrica, auxiliando no manejo da dor, estabilidade de sinais vitais, interação social e redução do estresse. CONCLUSÃO: As Atividades Assistidas por Animais, no contexto estudado, revelam uma estratégia que pode ser explorado, incentivado e implementado em unidades pediátricas. Ressalta-se que apresenta um baixo custo e com um mínimo de risco, desde que sejam seguidas as recomendações de segurança, tornando-se uma estratégia aplicável e positiva, contribuindo para o bem-estar da criança, do adolescente e sua família e é uma atividade possível para o hospital.
Descrição: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212187
Data: 2020-08-24


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