Síntese de novos cristais líquidos luminescentes fotoisomerizáveis contendo os heterociclos benzotiazol e benzoxazol

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Síntese de novos cristais líquidos luminescentes fotoisomerizáveis contendo os heterociclos benzotiazol e benzoxazol

Mostrar registro completo

Título: Síntese de novos cristais líquidos luminescentes fotoisomerizáveis contendo os heterociclos benzotiazol e benzoxazol
Autor: Paim, Samuel Bastos
Resumo: Os cristais líquidos (CL’s) são um estado da matéria que possuem características intermediárias aos estados sólido e líquido, além de apresentarem propriedades de auto organização, para isso as moléculas devem ser anisotrópicas. Além disso, alguns CL’s são luminescentes de capazes de conduzir corrente elétrica, por isso podem ser utilizados na construção de células fotovoltaicas e OLEDs. Azobenzenos e derivados, são amplamente empregados como corantes. Essas moléculas são capazes de alternar a sua configuração (Z e E) a partir de comprimentos de onda específicos (fotoisomerização), essa característica é bastante explorada na aplicação desses materiais em sensores químicos, interruptores fotoquímicos, catalisadores foto-reguláveis, transistores moleculares, motores moleculares e, até mesmo, dispositivos de armazenamento de dados. Neste trabalho é proposto a síntese e o estudo das propriedades líquido cristalinas e fotofísicas de novas moléculas derivadas dos heterociclos benzotiazol e benzoxazol contendo unidades azo, na busca de novos cristais líquidos luminescentes fotoisomerizáveis. Até o presente momento, o derivado contendo a unidade 2-aminobenzotiazol com cadeias alcóxi de doze carbonos já foi sintetizado e devidamente caracterizado através de RMN 1H.Os cristais líquidos (CL’s) são um estado da matéria que possuem características intermediárias aos estados sólido e líquido, além de apresentarem propriedades de auto organização, para isso as moléculas devem ser anisotrópicas. Além disso, alguns CL’s são luminescentes de capazes de conduzir corrente elétrica, por isso podem ser utilizados na construção de células fotovoltaicas e OLEDs. Azobenzenos e derivados, são amplamente empregados como corantes. Essas moléculas são capazes de alternar a sua configuração (Z e E) a partir de comprimentos de onda específicos (fotoisomerização), essa característica é bastante explorada na aplicação desses materiais em sensores químicos, interruptores fotoquímicos, catalisadores foto-reguláveis, transistores moleculares, motores moleculares e, até mesmo, dispositivos de armazenamento de dados. Neste trabalho é proposto a síntese e o estudo das propriedades líquido cristalinas e fotofísicas de novas moléculas derivadas dos heterociclos benzotiazol e benzoxazol contendo unidades azo, na busca de novos cristais líquidos luminescentes fotoisomerizáveis. Até o presente momento, o derivado contendo a unidade 2-aminobenzotiazol com cadeias alcóxi de doze carbonos já foi sintetizado e devidamente caracterizado através de RMN 1H.
Descrição: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Departamento de Química.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212155
Data: 2020-08-24


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Sintese de novo ... nzotiazol e benzoxazol.mp4 8.420Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar