Memória do/no pós-cinemas: agenciamentos audiovisuais extra-fílmicos: crítica cinematográfica audiovisual - os vídeo-ensaios de Kogonada e Every Frame a Painting

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Memória do/no pós-cinemas: agenciamentos audiovisuais extra-fílmicos: crítica cinematográfica audiovisual - os vídeo-ensaios de Kogonada e Every Frame a Painting

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Título: Memória do/no pós-cinemas: agenciamentos audiovisuais extra-fílmicos: crítica cinematográfica audiovisual - os vídeo-ensaios de Kogonada e Every Frame a Painting
Autor: Schmitt, Bernardo
Resumo: A pesquisa tem como objetivo o estudo do fenônemo da paratextualidade e o modo como o mesmo reconfigura determinadas noções de autoria no âmbito da produção de crítica audiovisual no formato do vídeo ensaio. Diante disso, o estudo parte das discussões acerca das teorias do autor no cinema e no audiovisual, direcionando-se, posteriormente, para uma investigação do campo da crítica cinematográfica audiovisual. O espaço da crítica através do vídeo ensaio torna-se também um fazer fílmico. Nesse sentido, a problemática levantada pela pesquisa parte da hipótese de que a crítica se aproxima da realização audiovisual – da práxis cinematográfica. Desse modo, os questionamentos balizadores foram: que função assume o crítico na construção do vídeo ensaio; e, além disso, o quanto o campo da crítica cinematográfica se reconfigura através do formato audiovisual. A abordagem teórico-metodológica para análise do corpus - constituído pelos canais de vídeo ensaios Every Frame a Painting, na plataforma Youtube, e Kogonada, na plataforma Vimeo - amparou-se nos estudos de Michel Foucault (tendo como horizonte os conceitos de discurso, função-autor e comentário). Desse modo, compreendemos que a crítica em vídeo ensaio é manifestação legítima de um comentário cinematográfico, que por sua vez produz efeitos discursivos relacionados à função-autor. As experiências dos canais analisados demonstraram que ambos buscam compreender o funcionamento do estilo dos diretores dos filmes enquanto autores das obras. Ou seja, reconhecem a função-autor atrelada ao diretor de cinema. Contudo, quando observamos os próprios analistas/críticos dos respectivos canais na realização de seus vídeos ensaios, identificamos um funcionamento diferenciado da autoria. Em Kogonada, a função-autor recai sobre o gesto do analista-criador dos ensaios enunciados pela sua própria assinatura – aproximando-o da figura do cineasta. Por outro lado, em Every Frame a Painting, a função-autor recai sobre o canal, pois é pela moldura e configuração desse que reconhecemos os vídeos, e é a essa janela que nos referenciamos. Assim, Tony Zhou (um de seus criadores) pode até assinar os vídeo ensaios como editor, mas o gesto da criação recai sobre a assinatura do canal Every Frame a Painting.
Descrição: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212137
Data: 2020-08-23


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