GTMRE Grupo de Trabalho em Experimentação Remota Móvel

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Título: GTMRE Grupo de Trabalho em Experimentação Remota Móvel
Autor: Santos, Mateus de Freitas dos
Resumo: O projeto GT-MRE – Experimentação Remota Móvel está inserido no contexto do Programa de Integração de Tecnologia na Educação (InTecEdu). O InTecEdu é um conjunto articulado de projetos de pesquisa e de extensão que vem sendo desenvolvidos pelo Laboratório de Experimentação Remota (RExLab - http://rexlab.ufsc.br/) de forma processual e contínua desde 2008 e tem como objetivo principal de promover a integração das TIC nos planos de aulas, principalmente de docentes da educação básica, na rede pública, o programa é apoiado em recursos educacionais abertos, software livre e hardware aberto e laboratórios virtuais e remotos para práticas nas disciplinas STEAM. Este projeto de pesquisa propôs a aplicação e validação de framework para capacitação de docentes da Educação Básica, que favoreça a integração tecnologias na educação, inspirado na cultura maker. Uma proposta de projeto que assumiu como premissa fundamental que o incentivo a uma cultura científica nas escolas de educação básica na rede pública, passa obrigatoriamente pelo provimento de recursos (humanos e materiais), que possam criar um ambiente favorável ao seu desenvolvimento. Para apoiar a pesquisa o RExLab contou com infraestrutura própria, composta de área física, equipamentos de informática, de eletrônica e um portfólio de recursos educacionais em constante desenvolvimentos. Porém, e que pese a disponibilidade de recursos materiais o RExLab tem grande dependência dos bolsistas de pós-graduação e graduação para continuidade e sustentabilidade do Programa InTecEdu, uma vez, que os recursos tem sido concedidos prioritariamente para material permanente e de consumo. Raramente contemplando valores para recursos humanos. A filosofia do RExLab é de valorizar ao máximo o trabalho dos bolsistas de IC, atribuindo-lhes atividades relevantes e de protagonismo nos projetos de pesquisa e extensão. Neste sentido é cobrado dos bolsistas de IC dedicação, responsabilidade, compromisso, pensamento crítico e respaldo entre os professores e pesquisadores. Características essas que certamente lhes serão muito benéficas em suas carreiras profissionais. Este relatório visa apresentar os resultados de uma bolsa de iniciação científica PIBIC, onde o bolsista desenvolveu as atividades previstas no projeto originalmente submetido, porém, foi muito além realizando inicialmente planejadas. O bolsista teve participação ativa no projeto de sua indicação e também em outros projetos do Programa InTecEdu, onde teve a oportunidade de conhecer toda uma rede de pesquisadores onde o RExLab está inserido. Além de ter a oportunidade de trabalhar com diversas tecnologias tais como laboratórios virtuais e remotos, REA, desenvolvimento de sistemas web, engenharia de software, redes de computadores, sistemas embarcados e gestão de projetos. O que certamente mostra as diversas vantagens que aa IC aporta nos currículos, no crescimento profissional e no amadurecimento acadêmico dos alunos participantes de ações de iniciação científica.
Descrição: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde. Coordenadoria Especial Interdisciplinar em Tecnologias da Informação e Comunicação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212098
Data: 2020-08-23


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