Proposta de Comunidade de Práticas para professores usuários do Laboratório Remoto VISIR

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Proposta de Comunidade de Práticas para professores usuários do Laboratório Remoto VISIR

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Título: Proposta de Comunidade de Práticas para professores usuários do Laboratório Remoto VISIR
Autor: Bellettini, Lucas Cardoso
Resumo: O projeto Proposta de Comunidade de Práticas para professores usuários do Laboratório Remoto VISIR está inserido no contexto do Programa de Integração de Tecnologia na Educação (InTecEdu). O InTecEdu é um conjunto articulado de projetos de pesquisa e de extensão que vem sendo desenvolvidos pelo Laboratório de Experimentação Remota (RExLab) de forma processual e contínua desde 2008 e tem como objetivo principal de promover a integração das TIC nos planos de aulas, principalmente de docentes da educação básica, na rede pública, o programa é apoiado em recursos educacionais abertos, software livre e hardware aberto e laboratórios virtuais e remotos. O projeto, aqui relatado, está vinculado ao IntecEdu, e configura-se como uma continuidade do projeto VISIR+, Educational Modules for Electric and Electronic Circuits Theory and Practice following an Enquirybased Teaching and Learning Methodology supported by VISIR, o qual que obteve recursos através do Edital: KA2 – Cooperation for innovation and the exchange of good practices – Capacity Building in the field of Higher Education, do Programa Erasmus+. No projeto VISIR+, fizeram parte 12 IES (5 da Europa e 7 da América Latina), sendo três do Brasil, no qual a UFSC foi representada pelo RExLab. A plataforma VISIR Open Lab (Virtual Instrument Systems In Reality) baseia-se num laboratório remoto de arquitetura aberta, dedicado a experimentação com circuitos elétricos e eletrônicos. Permite que professores e alunos realizem experiências remotamente e em tempo real, com componentes e equipamentos de teste e medição reais (fonte de alimentação tripla DC, gerador de funções, multímetro e osciloscópio), com os quais é possível interagir via painéis frontais virtuais, disponibilizados no computador do utilizador. O objetivo deste projeto era propor uma Comunidade de Práticas, seguindo os princípios da Gestão do Conhecimento, para professores usuários do Laboratório Remoto VISIR. A plataforma Labs4STEAM foi desenvolvida com o uso do Dokuwiki, um software wiki open source que contendo um grande número de plug-ins. Este ambiente virtual colaborativo está disponível em inglês, português e espanhol. Atualmente, a plataforma está em operação e pretende-se intensificar sua divulgação, a qual foi iniciada no evento internacional 2020 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON). Percebe-se que os laboratórios remotos já eram uma tendência antes da Pandemia do Covid-19 e, a partir deste momento, em que o ensino mundial tem estipulado atividades pedagógicas não presenciais, seja pelo ensino remoto emergencial, seja pelo modelo híbrido, devem ser utilizados com maior frequência, principalmente para possibilitar a execução de práticas. Assim, plataformas como a Labs4STEAM são muito úteis, proporcionando um espaço colaborativo visando o compartilhamento de experiências docentes para disciplinas STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics).
Descrição: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde. Coordenadoria Especial Interdisciplinar em Tecnologias da Informação e Comunicação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212094
Data: 2020-08-23


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