Aquisição fonológica típica e atípica em crianças brasileiras e portuguesas

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Aquisição fonológica típica e atípica em crianças brasileiras e portuguesas

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Título: Aquisição fonológica típica e atípica em crianças brasileiras e portuguesas
Autor: Henn, Ananda Gomes
Resumo: Embora o processo de aquisição dos sons de uma língua ocorra de maneira variável, tanto em relação à idade de aquisição quanto à ordem dos sons que vão sendo adquiridos, é possível a identificação de algumas regularidades nas etapas de aquisição fonológica. Visto isto, trabalhos que visam a descrição dessas regularidades são vitais, posto que, ao identificarem os padrões gerais do processo, facilitam a verificação com mais precisão dos desvios na aquisição fonológica. Nesse contexto, Lazzarotto-Volcão (2009), com o suporte de dados da aquisição fonológica típica do português brasileiro descritos pela literatura, propôs o Modelo Padrão de Aquisição de Contrastes (PAC), modelo de análise de sistemas fonológicos típicos e atípicos de falantes do PB, que estabelece quatro etapas e possíveis subetapas para o processo de aquisição. O projeto de pesquisa aqui referido, portanto, se propôs a realizar a revisão e a transcrição de produções típicas da fala de gêmeos dizigóticos na faixa etária de um ano e dois meses a quatro anos, coletados anteriormente, e, a partir desse corpus, descrever e a analisar as estratégias de reparo empregadas pelos gêmeos na produção de consoantes fricativas no período coletado, com base nas etapas de aquisição propostas pelo PAC.
Descrição: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Departamento de Língua e Literatura Vernáculas. Letras Língua Portuguesa e Literaturas.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212079
Data: 2020-08-23


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