Desafios da universidade contemporânea no mundo globalizado: a excelência administrada e critérios de avaliação universitária

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Desafios da universidade contemporânea no mundo globalizado: a excelência administrada e critérios de avaliação universitária

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Petry, Franciele Bete
dc.contributor.author Silva, Davi Yanur da
dc.contributor.other Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC
dc.date.accessioned 2020-08-25T14:20:34Z
dc.date.available 2020-08-25T14:20:34Z
dc.date.issued 2020-08-22
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212026
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Filosofia. pt_BR
dc.description.abstract A globalização reconfigurou a divisão internacional do trabalho e provocou a revolução técnico-científico-informacional. Neste contexto, ciência e tecnologia tornaram-se forças produtivas, pressionando as universidades a se adaptarem a um ambiente de alta competitividade. Em vista disso, este estudo teve como objetivo compreender, sob o ponto de vista filosófico, a universidade contemporânea a partir da concepção de ‘excelência administrada’ e investigar as críticas aos métodos avaliativos de produção acadêmica subjacentes. Assim, realizou-se uma pesquisa teórica, de caráter bibliográfico, com análise de estudos contemporâneos sobre o tema. A partir dela, foi possível identificar o conflito entre os compromissos da universidade moderna, fundamentados sob o ideal humboldtiano, e a lógica do mercado. Com a tendência de mercantilização do ensino e da pesquisa universitários formou-se uma cultura da administração competitiva que classifica as universidades segundo critérios quantitativos de excelência. Esses critérios, como a produtividade, revelam a penetração, no âmbito científico, de um léxico econômico excludente, incapaz de avaliar qualitativamente o trabalho acadêmico. Desse modo, tais aspectos indicam uma espécie de colonização da razão científica pela lógica do mercado e, portanto, a urgência de uma atualização crítica dos parâmetros avaliativos. pt_BR
dc.format.extent Vídeo pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Globalização pt_BR
dc.subject Universidade contemporânea pt_BR
dc.subject Excelência administrada pt_BR
dc.subject Critérios de avaliação pt_BR
dc.title Desafios da universidade contemporânea no mundo globalizado: a excelência administrada e critérios de avaliação universitária pt_BR
dc.type Video pt_BR


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