O cuidado de enfermagem no período perioperatório na perspectiva do ensino, assistência, segurança e gestão: etapa ensino

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O cuidado de enfermagem no período perioperatório na perspectiva do ensino, assistência, segurança e gestão: etapa ensino

Mostrar registro completo

Título: O cuidado de enfermagem no período perioperatório na perspectiva do ensino, assistência, segurança e gestão: etapa ensino
Autor: Branga, Luana
Resumo: Introdução: Este relatório é um recorte de um macroprojeto integrador, que tem o objetivo de propor e avaliar ações e estratégias educacionais junto as equipes de saúde no contexto do cuidado de enfermagem no período perioperatório e desenvolver e avaliar soluções para melhoria da cultura e segurança do paciente no contexto do cuidado de enfermagem no período perioperatório. Nesta pesquisa foi trabalhado o objetivo: analisar os resultados da aplicação de diferentes tecnologias de cuidado e de ensino-aprendizagem para a segurança do paciente e o cuidado de enfermagem no período perioperatório. Método: Quantitativo e qualitativo, exploratório e descritivo. Para a coleta de dados foi utilizados os instrumentos o Learning Object Review Instrument (LORI) e o NASA Task Load Index (NASA TLX). Devido a pandemia por COVID-19 e ausência das aulas presenciais os instrumentos não foram aplicados presencialmente, sendo necessário o uso das ferramentas online para a conclusão da pesquisa. Os instrumentos Learning Object Review Instrument (LORI) e o NASA Task Load Index (NASA TLX) foram transportados para um formulário online no Google Forms, o link de acesso ao formulário foi enviado aos discentes via whatsApp, e-mail, MOODLE e Sistema de Controle Acadêmico da Graduação (CAGR). Para análise dos dados do perfil epidemiológico (sociais e demográficos) e das variáveis descritivas foi utilizado análise de estatística descritiva. Os resultados são apresentados em forma de quadros. O projeto está aprovado pelo Departamento de Enfermagem e pelo Comitê de ética em Pesquisa com Seres Humanos. Conclusão: O presente estudo e seus resultados contribuem para um melhor entendimento do impacto positivo das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizado, no conhecimento sólido, crítico e na prestação de um cuidado de qualidade. Obteve-se também resultados em relação as metodologias ativas de ensino e seu impacto negativo na vida dos discentes acarretando uma maior carga mental, temporal, estresse e frustação. Descritores: metodologias ativas, enfermagem, impacto das metodologias.
Descrição: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211974
Data: 2020-08-21


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Luana Branga (30 SIC- UFSC) ( 720 X 720 ).mp4 13.89Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar