A formação inicial em licenciaturas e a temática pobreza e desigualdade social.

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A formação inicial em licenciaturas e a temática pobreza e desigualdade social.

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Título: A formação inicial em licenciaturas e a temática pobreza e desigualdade social.
Autor: Rosa, Marta Gerda Aragón
Resumo: O objetivo geral da pesquisa é ​analisar se a temática pobreza e desigualdade social é tratada nos cursos de licenciatura da UFSC e qual a concepção dos estudantes que cursam essas licenciaturas acerca desses temas. O plano de trabalho corresponde à primeira etapa da pesquisa, com os seguintes objetivos específicos: identificar se o Projeto Pedagógico dos cursos de licenciatura trazem alguma reflexão sobre pobreza e desigualdade social e sua relação com a educação; analisar se os programas e planos de ensino das disciplinas tratam da temática pobreza e desigualdade social. Esta parte da pesquisa é bibliográfica e documental. Foi feita uma revisão de literatura sobre as categorias centrais: educação, pobreza, desigualdade social e formação de professores/as. Quanto a parte documental foram selecionados 28 PPCs e foi feita uma análise para verificar se os PPCs traziam uma caracterização do sistema social capitalista, sendo concluído que nenhum deles o fazia. ​Entretanto, ao apresentarem o perfil do egresso, são descritas diversas qualidades e habilidades esperadas a fim de que este discente tenha responsabilidade social e que se capacite para realizar uma análise crítica da sociedade. Verificamos que o termo capitalismo ou correlato aparecem em 20 dos PPCs, sempre em referências bibliográficas. Apenas o PPC do Curso de Pedagogia traz o termo capitalismo no corpo do texto. Quanto à relação entre educação, pobreza e desigualdade social, encontramos os termos pobre e/ou pobreza em apenas oito PPCs. Conclui-se que, dadas as condições de vida de boa parte do alunado de escolas públicas, os cursos devem demonstrar em seus PPCs a intenção de que os/as estudantes tenham uma formação sólida quanto aos conhecimentos que permitem uma compreensão da sociedade onde a escola está inserida e que compreendam a situação de vida da parcela de estudantes mais vulnerável. Para isso, uma entendimento dos determinantes sociais que resultam na pobreza e na desigualdade social é fundamental.
Descrição: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Estudos Especializados em Educação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211941
Data: 2020-08-19


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