Método Computacional para a Otimização do Projeto da Malha Viária de Florianópolis-SC

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Método Computacional para a Otimização do Projeto da Malha Viária de Florianópolis-SC

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Santiago, Rafael de
dc.contributor.author Tomaszewski, Marcos
dc.contributor.other Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC
dc.date.accessioned 2020-08-25T00:14:05Z
dc.date.available 2020-08-25T00:14:05Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211887
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Departamento de Informática e Estatística. pt_BR
dc.description.abstract A frota de veículos terrestres cresceu mais de 70% no Brasil. Em contraste, investimentos públicos no setor de infraestrutura de transporte rodoviário não cresceram na mesma proporção. Como resultado, há uma demanda urgente na melhoria de fluxo na malha viária dos grandes centros brasileiros. A região da grande Florianópolis é uma das regiões que sofrem com o alto fluxo de veículos, por ser um centro importante da administração pública catarinense, ter uma alta densidade de empresas e por suas características geográficas. Para auxiliar na tomada de decisão do planejamento rodoviário, diversos trabalhos na área de algoritmos e otimização vem reportando e avaliando métodos computacionais. Nesse contexto,a pesquisa desenvolveu um método computacional para auxiliar o planejamento da malha viária do município de Florianópolis - SC inspirado no modelo/método de Salman-Alaswad.Para isso: (i) estudou-se a malha viária de Florianópolis e suas demandas; (ii) levantou-se métodos computacionais para resolver problemas de planejamento de malhas viárias terrestres na literatura; (iii) foi desenvolvido o método computacional com base no método de Salman-Alaswad. O método computacional desenvolvido está publicado no GITHUB (em modo público)e apresentou melhoria na malha viária experimentada. Como trabalhos futuros, pretende-se ampliar os experimentos para compreender a escalabilidade dos parâmetros do método e potencial publicação em veículos de comunicação científica. Uma continuação natural do projeto já foi aprovada pelo Departamento de Informática e Estatística e pretende-se reforçaras contribuições estabelecidas para melhorar a visibilidade dos resultados. pt_BR
dc.format.extent Vídeo pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Algoritmos e Otimização pt_BR
dc.subject Otimização da Malha Viária pt_BR
dc.subject Problema de Projeto em Redes pt_BR
dc.title Método Computacional para a Otimização do Projeto da Malha Viária de Florianópolis-SC pt_BR
dc.type Video pt_BR


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