Violência e escola: estado da arte da produção acadêmica em psicologia

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Violência e escola: estado da arte da produção acadêmica em psicologia

Mostrar registro completo

Título: Violência e escola: estado da arte da produção acadêmica em psicologia
Autor: Alves, Juliana de Oliveira
Resumo: Este projeto de pesquisa buscou mapear e analisar o estado da arte da produção acadêmica em psicologia sobre violência e escola em periódicos científicos brasileiros. O levantamento bibliográfico ocorreu nas bases de dados SciELO e PePSIC considerando os artigos publicados entre 2003 e 2017. Ao todo 101 artigos adentraram o estado da arte. Estes foram sistematizados em categorias de análise, tais como: tipos de artigos, vinculação institucional dos autores, contextos e sujeitos pesquisados, instrumentos metodológicos utilizados nas pesquisas de campo, principais autores referenciados, temáticas de interface e marcadores sociais da desigualdade. A maioria dos artigos decorre de pesquisas de campo, sendo a escola pública e os estudantes dos anos finais do ensino fundamental e médio, respectivamente, o contexto e os sujeitos mais investigados nos estudos. Conforme nossa hipótese preliminar, um número expressivo de artigos possui o bullying como tema de estudo, enquanto houve uma escassez de investigações envolvendo violências estruturais em nossa sociedade, como é o caso do racismo, sexismo e capacitismo. Esta lacuna nos estudos sobre violência e escola, atrelada a invisibilização dos marcadores sociais de raça, gênero, sexualidade, deficiência e classe, denota uma aderência à concepção de sujeito universal e à perspectivas epistemológicas hegemônicas na psicologia.
Descrição: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211867
Data: 2020-08-20


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
V&E_(Legenda).mp4 398.9Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir Violência e escola: estado da arte da produção acadêmica em psicologia (legendado)

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar