Projeto Chuá: relações entre prática esportiva e rendimento escolar

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Projeto Chuá: relações entre prática esportiva e rendimento escolar

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Título: Projeto Chuá: relações entre prática esportiva e rendimento escolar
Autor: Velho, Guilherme Medeiros
Resumo: O trabalho intitulado Projeto Chuá: relações entre a prática esportiva e rendimento escolar partiu do seguinte problema de pesquisa: “Qual a relação da prática esportiva com o desempenho escolar dos alunos participantes do Projeto Chuá no Colégio de Aplicação da UFSC?”. Para conseguir responder esta questão procuramos analisar como vem se estabelecendo a relação da prática esportiva pelo Projeto Chuá com o rendimento escolar dos estudantes do CA/UFSC, no que diz respeito aos aspectos positivos e negativos que esta relação pode desencadear. Para tanto, tivemos por objetivos específicos: 1) conhecer a história do projeto esportivo na escola e do esporte escolar; 2) verificar o número de estudantes que participaram do Projeto em 2018 e 2019; 3) identificar, entre os estudantes participantes, quantos foram aprovados diretamente, aprovados por conselho e reprovados em 2018 e 2019 e 4) verificar a percepção de mudança no rendimento escolar dos estudantes por parte destes e dos profissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem (professores, orientadores e coordenadores). Por se tratar de um Estudo de Campo descritivo de caráter qualitativo-quantitativo, realizamos no percurso metodológico levantamentos bibliográfico e documental e realizamos inquirições escritas com estudantes, orientadores educacionais, coordenadora de ensino e professores e procedemos a análise dos dados. Podemos concluir que a prática esportiva, na opinião dos estudantes, traz basicamente apenas pontos positivos a seu desempenho escolar, proporcionando um espaço onde podem relaxar e abstrair-se dos afazeres escolares, onde criam e fortalecem laços afetivos, entre outros fatores que, ao final, trazem benefícios psicológicos. Para os professores há também pontos positivos, mas pontuam também um ponto negativo, sendo este relacionado à agenda dos alunos (ou falta de organização desta). Tanto professores como coordenadora de ensino e orientadores educacionais consideram importante e positivo o trabalho dos valores voltados para o comportamento e conduta, que podem ser trabalhados durante a prática esportiva. Sendo assim, conclui-se que a prática esportiva pode se relacionar diretamente com o desempenho escolar, tanto positiva quanto negativamente.
Descrição: Colégio de Aplicação - UFSC. Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica para o Ensino Médio. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Educação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211857
Data: 2020-08-24


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