Efeito do modelo de separação maternal em ratos avaliados em diferentes testes comportamentais

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Efeito do modelo de separação maternal em ratos avaliados em diferentes testes comportamentais

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lima, Thereza Christina Monteiro de
dc.contributor.author Sa, Carolina Franchi de Souza
dc.contributor.other Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC
dc.date.accessioned 2020-08-24T14:59:05Z
dc.date.available 2020-08-24T14:59:05Z
dc.date.issued 2020-08-20
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211845
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. pt_BR
dc.description.abstract O modelo de protocolo Early Life Stress (ELS), de estresse na vida precoce, é um ótimo protocolo para analisar comportamentos ansiolíticos, ansiogênicos e depressivos em experimentações dentro das Neurociências. No trabalho apresentado foi-se utilizada a separação maternal neonatal como estressor, a fim de verificar as diferentes respostas em relação ao estresse em animais separados da mãe por 15 minutos, 180 minutos ou não separados. A literatura sugere que o cérebro tem um amadurecimento saudável e proveitoso do eixo HPA quando exposto a um estressor pequeno na primeira infância, neste presente trabalho este pequeno estressor foi a separação neonatal diária de 15 minutos. A sugestão da literatura também sugere que a exposição do cérebro a um grande estressor na primeira infância tem consequências drásticas para o eixo HPA, aumentando o aparecimento de doenças psiquiátricas na vida adulta. pt_BR
dc.format.extent Vídeo pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Farmacologia pt_BR
dc.subject Ansiedade pt_BR
dc.subject Separação neonatal materna pt_BR
dc.subject Depressão pt_BR
dc.subject Testes comportamentais pt_BR
dc.title Efeito do modelo de separação maternal em ratos avaliados em diferentes testes comportamentais pt_BR
dc.type Video pt_BR
dc.contributor.advisor-co Jesse, Ana Claudia


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