Migração e escolarização na Educação de Jovens e Adultos – Núcleo Rio Vermelho, Florianópolis/SC

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Migração e escolarização na Educação de Jovens e Adultos – Núcleo Rio Vermelho, Florianópolis/SC

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Título: Migração e escolarização na Educação de Jovens e Adultos – Núcleo Rio Vermelho, Florianópolis/SC
Autor: Nascimento, Eron Keoma
Resumo: O presente resumo refere-se ao projeto “Migração e Escolarização: a realidade de jovens estudantes e trabalhadores”, vinculado ao TMT – Núcleo de estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho, no CED/UFSC. O objetivo da pesquisa consiste em analisar a trajetória e as condições materiais da vida dos estudantes matriculados na EJA em Florianópolis – SC, com foco específico no bairro do Rio Vermelho. O local foi escolhido com base em levantamentos anteriores do grupo, realizados em 2018, onde se constatou alto número de estudantes migrantes matriculados, com uma porcentagem de 69%. A metodologia utilizada consistiu em: a) Leitura e discussão de bibliografias que dão suporte teórico para compreender as temáticas abordadas na pesquisa; b) Coleta das fichas de matrícula dos estudantes da EJA, com local de nascimento; c) Elaboração de gráficos e descrição dos dados, utilizando indicadores de sexo, ano e local de nascimento; d) Análise qualitativa de dados nas fichas físicas de matrícula, as quais contam com maiores informações sobre os estudantes, a respeito do trabalho, renda e moradia. As discussões tratam da condição de reprodução da vida dos estudantes migrantes e, deste modo, traçam um panorama que aborda a interrupção dos percursos escolares no contexto de precarização da força de trabalho. Os dados constatam que entre os migrantes, cerca de 97% estão submetidos as relações de trabalho informais e ao desemprego. A condição de moradia desses estudantes também chama a atenção, sendo 64,1% dependente de aluguéis, o que pode ser indicativo de baixa expectativa de permanência na cidade. Tal cenário, nos leva a concluir que as dificuldades de conciliar trabalho e estudo, somadas ao constante deslocamento, acabam ocasionando a interrupção da trajetória educacional dos estudantes migrantes, deixando a escola em segundo plano devido à necessidade de priorizar a reprodução das suas vidas, recorrendo a EJA enquanto alternativa para o retorno ao percurso escolar.
Descrição: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211769
Data: 2020-08-19


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