Formação de professores de ciências para a integração das tecnologias digitais da informação e comunicação e curricularização dos direitos humanos em uma perspectiva hacker na educação básica

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Formação de professores de ciências para a integração das tecnologias digitais da informação e comunicação e curricularização dos direitos humanos em uma perspectiva hacker na educação básica

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Título: Formação de professores de ciências para a integração das tecnologias digitais da informação e comunicação e curricularização dos direitos humanos em uma perspectiva hacker na educação básica
Autor: Balestieri, Paola dos Santos
Resumo: O presente trabalho apresenta uma investigação desenvolvida a partir do contexto de uma intervenção na escola básica para a educação em direitos humanos e para o uso crítico e criativo das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), a partir de uma perspectiva hacker. Como parte integrante de um projeto de pesquisa mais amplo (Conexão Escola-Mundo: espaços inovadores para formação cidadã, CHSSA/CNPq), esta parte objetivou estudar, criar, experimentar e avaliar o desenvolvimento de intervenções educativas baseadas em metodologias colaborativas que buscam estimular autoria, protagonismo, produção coletiva, colaboração e a pesquisa como base para o processo formativo. A partir do processo de ação na escola, buscamos estudar e avaliar a experiência dos professores com tais metodologias, com vistas a uma educação em direitos humanos com um uso crítico e criativo das TDIC. Através de observação participativa, entrevistas e grupos focais, pretendeu-se analisar a experiência destes professores para então extrapolar para outros contextos, a partir da elaboração de um espectro de ações que ao serem utilizadas em espaços de formação, inicial ou continuada, possam contribuir com a curricularização dos Direitos Humanos e das TDIC. Por fim, os estudos e experiências adquiridos no decorrer das etapas anteriores do projeto, foram colocados em prática por meio da disciplina de estágios supervisionado do curso de licenciatura em física. Onde a bolsista na condição de estagiária, desenvolveu uma sequência didática baseada em Educação em Direitos Humanos e Ética Hacker, aplicada em uma turma do segundo ano do ensino médio, na disciplina de física. Por meio dessa prática foi possível investigar os desafios do Ensino de Ciências baseado em Educação em Direitos Humanos, dentro da perspectiva hacker, e as dificuldades encontradas dentro da formação inicial de professores de ciências. A partir disso, foram e estão sendo desenvolvidos capítulos de livros, artigos e trabalho de conclusão de curso.
Descrição: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211762
Data: 2020-08-19


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