dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Orchard, Maria Soledad Etcheverry |
|
dc.contributor.author |
Ramos, Éverson Guilherme |
|
dc.date.accessioned |
2020-08-06T18:00:00Z |
|
dc.date.available |
2020-08-06T18:00:00Z |
|
dc.date.issued |
2019-08-20 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210011 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Pretende-se neste trabalho apresentar proposições para utilizar os vídeos do YouTube como
recurso didático qualificado no ensino de Sociologia no Nível Médio. No mundo
contemporâneo os avanços tecnológicos advindos da Era Digital geram novas formas de
organização e configuração social. Sendo assim, as novas gerações de jovens familiarizados
com essas tecnologias entram em cena, e os estudos sobre a categoria sociológica "geração"
tornam-se importante escopo teórico na área das Ciências Humanas e Sociais para melhor
compreender os impactos dessas transformações na sociedade. A partir disto, busca-se neste
trabalho conhecer o contexto da Geração Z e analisar suas influências no campo da educação
escolar. Neste âmbito emerge a discussão sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação
e Comunicação (TDIC’s) como tendência didática e destaca-se a necessidade de adequação e
ressignificação da prática docente frente a este cenário. Então aborda-se as potencialidades
pedagógicas dos recursos audiovisuais, sobretudo dos vídeos da plataforma do YouTube.
Nesta senda, pergunta-se: É possível fundamentar a utilização dos vídeos do YouTube como
recurso didático qualificado no ensino de Sociologia no Nível Médio? A resposta ancora-se
em uma perspectiva didática, em que a relação dinâmica entre professor, aluno e matéria
(conteúdo) é primordial para a mudança de paradigma do processo de ensino e aprendizagem.
Para tanto, o trabalho possui caráter exploratório e explicativo. A abordagem é quali-quanti. O
contexto da pesquisa é o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. A
turma do 3° ano B do Ensino Médio é o sujeito de estudos e os vídeos do YouTube, utilizados
em uma das regências de aula durante o meu processo de estágio no curso de Licenciatura em
Ciências Sociais, realizado em 2018, são o objeto de estudos. Aplicou-se os seguintes
procedimentos técnicos: pesquisa bibliográfica, levantamento documental, coleta de dados e
estudo de caso. E o instrumento escolhido para a analisar os dados é a análise textual
discursiva. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This work intends to present proposals to use YouTube videos as a qualified didactic resource
in the teaching of Sociology at the High Level. In the contemporary world, technological
advances arising from the Digital Era generate new forms of organization and social
configuration. Thus, new generations of young people familiar with these technologies enter
the scene, and studies on the sociological category "generation" become an important
theoretical scope in the area of Human and Social Sciences to better understand the impacts of
these transformations on society. From this, this work seeks to know the context of
Generation Z and analyze its influences in the field of school education. In this context, the
discussion on the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC’s)
emerges as a didactic trend and the need to adapt and re-signify teaching practice in this
scenario is highlighted. Then we approach the pedagogical potential of audiovisual resources,
especially videos on the YouTube platform. In this path, we ask: Is it possible to support the
use of YouTube videos as a qualified didactic resource in the teaching of Sociology at the
High Level? The answer is anchored in a didactic perspective, in which the dynamic
relationship between teacher, student and subject is essential for the paradigm shift in the
teaching and learning process. Therefore, the work has an exploratory and explanatory
character. The approach is quali-quanti. The research context is the College of Application of
the Federal University of Santa Catarina. The 3rd year B class of high school is the subject of
studies and YouTube videos, used in one of the class registers during my internship process in
the Social Sciences Degree course, held in 2018, is the object of studies. The following
technical procedures were applied: bibliographic research, documentary survey, data
collection and case study. And the instrument chosen to analyze the data is the discursive
textual analysis. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Geração Z. |
pt_BR |
dc.subject |
TDIC’s. |
pt_BR |
dc.subject |
Didática. |
pt_BR |
dc.subject |
YouTube. |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Sociologia. |
pt_BR |
dc.subject |
Generation Z. |
pt_BR |
dc.subject |
Didactics. |
pt_BR |
dc.subject |
Sociology Teaching. |
pt_BR |
dc.title |
A geração z e o ensino de sociologia no nível médio: proposições para utilizar os vídeos do youtube como recurso didático qualificado |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |