A geração z e o ensino de sociologia no nível médio: proposições para utilizar os vídeos do youtube como recurso didático qualificado

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A geração z e o ensino de sociologia no nível médio: proposições para utilizar os vídeos do youtube como recurso didático qualificado

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Orchard, Maria Soledad Etcheverry
dc.contributor.author Ramos, Éverson Guilherme
dc.date.accessioned 2020-08-06T18:00:00Z
dc.date.available 2020-08-06T18:00:00Z
dc.date.issued 2019-08-20
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210011
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. pt_BR
dc.description.abstract Pretende-se neste trabalho apresentar proposições para utilizar os vídeos do YouTube como recurso didático qualificado no ensino de Sociologia no Nível Médio. No mundo contemporâneo os avanços tecnológicos advindos da Era Digital geram novas formas de organização e configuração social. Sendo assim, as novas gerações de jovens familiarizados com essas tecnologias entram em cena, e os estudos sobre a categoria sociológica "geração" tornam-se importante escopo teórico na área das Ciências Humanas e Sociais para melhor compreender os impactos dessas transformações na sociedade. A partir disto, busca-se neste trabalho conhecer o contexto da Geração Z e analisar suas influências no campo da educação escolar. Neste âmbito emerge a discussão sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s) como tendência didática e destaca-se a necessidade de adequação e ressignificação da prática docente frente a este cenário. Então aborda-se as potencialidades pedagógicas dos recursos audiovisuais, sobretudo dos vídeos da plataforma do YouTube. Nesta senda, pergunta-se: É possível fundamentar a utilização dos vídeos do YouTube como recurso didático qualificado no ensino de Sociologia no Nível Médio? A resposta ancora-se em uma perspectiva didática, em que a relação dinâmica entre professor, aluno e matéria (conteúdo) é primordial para a mudança de paradigma do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, o trabalho possui caráter exploratório e explicativo. A abordagem é quali-quanti. O contexto da pesquisa é o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. A turma do 3° ano B do Ensino Médio é o sujeito de estudos e os vídeos do YouTube, utilizados em uma das regências de aula durante o meu processo de estágio no curso de Licenciatura em Ciências Sociais, realizado em 2018, são o objeto de estudos. Aplicou-se os seguintes procedimentos técnicos: pesquisa bibliográfica, levantamento documental, coleta de dados e estudo de caso. E o instrumento escolhido para a analisar os dados é a análise textual discursiva. pt_BR
dc.description.abstract This work intends to present proposals to use YouTube videos as a qualified didactic resource in the teaching of Sociology at the High Level. In the contemporary world, technological advances arising from the Digital Era generate new forms of organization and social configuration. Thus, new generations of young people familiar with these technologies enter the scene, and studies on the sociological category "generation" become an important theoretical scope in the area of Human and Social Sciences to better understand the impacts of these transformations on society. From this, this work seeks to know the context of Generation Z and analyze its influences in the field of school education. In this context, the discussion on the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC’s) emerges as a didactic trend and the need to adapt and re-signify teaching practice in this scenario is highlighted. Then we approach the pedagogical potential of audiovisual resources, especially videos on the YouTube platform. In this path, we ask: Is it possible to support the use of YouTube videos as a qualified didactic resource in the teaching of Sociology at the High Level? The answer is anchored in a didactic perspective, in which the dynamic relationship between teacher, student and subject is essential for the paradigm shift in the teaching and learning process. Therefore, the work has an exploratory and explanatory character. The approach is quali-quanti. The research context is the College of Application of the Federal University of Santa Catarina. The 3rd year B class of high school is the subject of studies and YouTube videos, used in one of the class registers during my internship process in the Social Sciences Degree course, held in 2018, is the object of studies. The following technical procedures were applied: bibliographic research, documentary survey, data collection and case study. And the instrument chosen to analyze the data is the discursive textual analysis. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Geração Z. pt_BR
dc.subject TDIC’s. pt_BR
dc.subject Didática. pt_BR
dc.subject YouTube. pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia. pt_BR
dc.subject Generation Z. pt_BR
dc.subject Didactics. pt_BR
dc.subject Sociology Teaching. pt_BR
dc.title A geração z e o ensino de sociologia no nível médio: proposições para utilizar os vídeos do youtube como recurso didático qualificado pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCL - EVERSON - PDF (1).pdf 3.182Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar