PIBID UFSC Ciências Sociais: Impactos sobre a formação docente e o processo educativo nas escolas

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PIBID UFSC Ciências Sociais: Impactos sobre a formação docente e o processo educativo nas escolas

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Jinkings, Nise Maria Tavares
dc.contributor.author Pizzolatti, Beatriz Thiesen
dc.date.accessioned 2020-08-06T17:59:14Z
dc.date.available 2020-08-06T17:59:14Z
dc.date.issued 2019-12-19
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210007
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. pt_BR
dc.description.abstract Este Trabalho de Conclusão de Licenciatura analisa as experiências educativas do Programa Institucional de Bolsa de iniciação à docência (PIBID) de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) durante o período dos projetos 2009-2013 e 2014-2018. A pesquisa baseou-se em uma abordagem qualitativa e o trabalho é um estudo de caso, considerando-se o objeto da investigação – o PIBID UFSC Ciências Sociais – significativo para se pensar as finalidades e consequências do PIBID enquanto programa institucional direcionado à formação docente. No desenvolvimento da pesquisa, os procedimentos metodológicos abordados centraram-se em um levantamento bibliográfico e documental acerca do contexto nacional da trajetória da institucionalização (ou não) das Ciências Sociais/Sociologia na educação básica brasileira, bem como sobre as políticas públicas educacionais e o PIBID enquanto programa de formação docente. Em um segundo momento, a partir de uma investigação documental e bibliográfica abordou-se as atividades desenvolvidas pelo Subprojeto PIBID Ciências Sociais. E, por último, foi aplicado um questionário aos bolsistas de iniciação à docência visando conhecer as percepções dos licenciandos envolvidos no programa a partir das experiências no subprojeto. O PIBID, na qualidade de política pública educacional, tem por finalidade a valorização da formação docente dos estudantes de nível superior, inserindo-os no universo escolar da rede pública desde o início da graduação. Deste modo, a presente análise apresenta o meio pelo qual o PIBID UFSC Ciências Sociais vem sendo implementado e as contribuições que o programa acarreta ao processo inicial de formação de professores. Assim, o trabalho apresentado sugere que o programa, ao inserir os estudantes por mais tempo nas escolas por meio da vivência concreta no sistema básico de ensino e com a orientação dos professores supervisores das escolas e da orientadora do programa, promove uma formação teórica e experiências práticas mais ampliadas, representando um diferencial para as formações em licenciaturas. pt_BR
dc.description.abstract This degree completion work analyzes the educational experiences of the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID) of Social Sciences at Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) during the 2009-2013 and 2013-2018 projects periods. The research was based in a qualitative approach and the work is a case study, considering the object of the investigation - PIBID UFSC Social Sciences - significant to think about PIBID’s purposes and consequences as an institutional program aimed at teacher education. In the research development the methodological procedures addressed focused on bibliographic and documentary survey about the national context of the trajectory of the institutionalization (or not) of Social Sciences/Sociology in brazilian basic education as well as on educational public policies and PIBID as a teacher training program. In a second moment, from a documentary investigation approached the activities developed by the PIBID Social Sciences Subproject. And finally, a questionnaire was applied to the teaching initiation scholarship holders analyzing the perceptions of graduates involved in the program from the subproject experiences. PIBID, as an educational public policy, aims at enhancing the education of higher-level students, inserting them in the public school universe since the beginning of the undergraduate program. That way this analysis presents the means by which PIBID has been implemented and the contributions that the program makes to the initial process of teacher education. Therefore, the work presented suggests that the program, by inserting students longer in schools through concrete experiences in the basic education system and with the guidance of the supervising teachers of the schools and the program advisor, promotes theoretical training and broader practical experiences, representing a differential for undergraduate training. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject PIBID UFSC Ciências Sociais. pt_BR
dc.subject Formação docente. pt_BR
dc.subject PIBID. pt_BR
dc.subject Política Educacional. pt_BR
dc.subject PIBID UFSC Social Sciences. pt_BR
dc.subject Teacher training. pt_BR
dc.subject Educational Politics. pt_BR
dc.title PIBID UFSC Ciências Sociais: Impactos sobre a formação docente e o processo educativo nas escolas pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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