Estudo sobre o uso de indicadores na avaliação de projetos de educação ambiental

DSpace Repository

A- A A+

Estudo sobre o uso de indicadores na avaliação de projetos de educação ambiental

Show full item record

Title: Estudo sobre o uso de indicadores na avaliação de projetos de educação ambiental
Author: Silvério, Natália
Abstract: A partir crise ambiental, a Educação Ambiental (EA) começou a ser vista como a resolução para os problemas relacionados à exploração dos recursos naturais. Atualmente, busca-se por uma EA diferente, que seja crítica e capaz de refletir sobre as relações entre a sociedade e a natureza, em que o indivíduo é agente transformador. A EA deve estar inserida tanto na educação formal, quanto na educação não-formal, e uma das maneiras de trabalhá-la é através de projetos. Para o sucesso das ações em EA, é importante avaliar as ações desenvolvidas, principalmente os projetos, que possuem tempo determinado. Uma das ferramentas que podem ser utilizadas na avaliação são os indicadores, que auxiliam os educadores ambientais a tomarem rumos para os seus trabalhos. Os indicadores mais utilizados são os de eficácia, eficiência e efetividade, que estão mais relacionados ao gerenciamento dos projetos, não sendo capazes de avaliar o processo educativo em si, ou a mudança de valores e atitude dos participantes. Apesar disso, verificou-se que há uma lacuna no estudo de indicadores para avaliação de projetos de EA, e é por isso que essa pesquisa se propôs a sistematizar conhecimentos e experiências sobre o uso de indicadores em projetos de EA. A pesquisa é baseada em levantamento de dados secundários, através da revisão bibliográfica, e de dados primários, através de entrevistas, e questionários. A revisão bibliográfica foi baseada na revisão narrativa, e através dos passos metodológicos do método SystematicSearchFlow, a fim de buscar pesquisas sobre o assunto em base de dados. As entrevistas foram do tipo semiestruturadas, e contaram com o auxílio de um roteiro-base para orientação, sendo os entrevistados, especialistas que atuam na área da EA. Através da pesquisa bibliográfica e das entrevistas, ficou evidente que a EA deve ser avaliada, e que os indicadores são ferramentas que poderão auxiliar nisso, tendo como consequência o fortalecimento da EA como política pública. Devido a lacuna de estudos sobre o uso de indicadores para avaliação de projetos de EA, não existem metodologias consolidadas para a construção de indicadores, no entanto, os entrevistados deram recomendações para a avaliação dos projetos e também para a construção de indicadores, que devem ser feitas de forma participativa. É importante que os projetos tenham indicadores próprios, para que seja possível avaliar o processo educativo, além desses, é interessante que tenham indicadores “macro”, que possam dar uma visão mais abrangente para o projeto.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Sanitária e Ambiental.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209737
Date: 2017-07-04


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_Natália_Silvério_ótima_qualidade_PDFA.pdf 4.498Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar