Abstract:
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A partir crise ambiental, a Educação Ambiental (EA) começou a ser vista
como a resolução para os problemas relacionados à exploração dos
recursos naturais. Atualmente, busca-se por uma EA diferente, que seja
crítica e capaz de refletir sobre as relações entre a sociedade e a natureza,
em que o indivíduo é agente transformador. A EA deve estar inserida
tanto na educação formal, quanto na educação não-formal, e uma das
maneiras de trabalhá-la é através de projetos. Para o sucesso das ações em
EA, é importante avaliar as ações desenvolvidas, principalmente os
projetos, que possuem tempo determinado. Uma das ferramentas que
podem ser utilizadas na avaliação são os indicadores, que auxiliam os
educadores ambientais a tomarem rumos para os seus trabalhos. Os
indicadores mais utilizados são os de eficácia, eficiência e efetividade,
que estão mais relacionados ao gerenciamento dos projetos, não sendo
capazes de avaliar o processo educativo em si, ou a mudança de valores e
atitude dos participantes. Apesar disso, verificou-se que há uma lacuna no
estudo de indicadores para avaliação de projetos de EA, e é por isso que
essa pesquisa se propôs a sistematizar conhecimentos e experiências
sobre o uso de indicadores em projetos de EA. A pesquisa é baseada em
levantamento de dados secundários, através da revisão bibliográfica, e de
dados primários, através de entrevistas, e questionários. A revisão
bibliográfica foi baseada na revisão narrativa, e através dos passos
metodológicos do método SystematicSearchFlow, a fim de buscar
pesquisas sobre o assunto em base de dados. As entrevistas foram do tipo
semiestruturadas, e contaram com o auxílio de um roteiro-base para
orientação, sendo os entrevistados, especialistas que atuam na área da EA.
Através da pesquisa bibliográfica e das entrevistas, ficou evidente que a
EA deve ser avaliada, e que os indicadores são ferramentas que poderão
auxiliar nisso, tendo como consequência o fortalecimento da EA como
política pública. Devido a lacuna de estudos sobre o uso de indicadores
para avaliação de projetos de EA, não existem metodologias consolidadas
para a construção de indicadores, no entanto, os entrevistados deram
recomendações para a avaliação dos projetos e também para a construção
de indicadores, que devem ser feitas de forma participativa. É importante
que os projetos tenham indicadores próprios, para que seja possível
avaliar o processo educativo, além desses, é interessante que tenham
indicadores “macro”, que possam dar uma visão mais abrangente para o
projeto. |