A postura ativa da Colômbia na relação bilateral com os Estados Unidos: da construção do plano ao combate do narcoterrorismo.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A postura ativa da Colômbia na relação bilateral com os Estados Unidos: da construção do plano ao combate do narcoterrorismo.

Mostrar registro completo

Título: A postura ativa da Colômbia na relação bilateral com os Estados Unidos: da construção do plano ao combate do narcoterrorismo.
Autor: Oliveira, Ana Beatriz Slomski
Resumo: A pesquisa coloca a Colômbia como protagonista ao longo do desenvolvimento da relação bilateral do país com os Estados Unidos. O período analisado é de 1995 até meados de 2010, período em que a relação entre os dois se estreitara para combater o narcotráfico e posteriormente o narcoterrorismo. O trabalho ressalta que houveram interesses evidentes por parte da elite colombiana ao buscar o apoio político-econômico dos EUA na tentativa de encerrar a guerra doméstica na Colômbia. A primeira parte expõe o contexto histórico da criminalização e securitização do comércio de drogas nas Relações Internacionais e como o mesmo processo ocorreu na sociedade colombiana. O segundo momento conta com a análise do Plano Colômbia, da Guerra às Drogas, as transformações destes diante das mudanças da conjuntura internacional e de que forma os governos da Colômbia afirmaram seus propósitos. Tais mudanças originaram os conceitos de narcoguerrilhas e narcoterrorismo após a introdução da Guerra ao Terror na agenda mundial.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Relações Internacionais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209710
Data: 2019-12-03


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Ana Beatriz.pdf 1.231Mb PDF Visualizar/Abrir Trabalho de conclusão de curso

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar