Abstract:
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Em meio a crise ecológica instaurada na Sociedade Moderna e das tragédias cada vez mais recorrentes provocadas por eventos extremos de seca e chuvas intensas, a Água surge como um elemento mediador entre os aspectos que compõe esta crise. Na sua relação com as cidades, com a engenharia e com o sujeito, tem-se a situação, a ação e a formação de um novo perfil de engenharia, o engenheiro-educador. Assim sendo, este Trabalho de Conclusão de Curso procura incorporar a Drenagem Urbana Sustentável (DUS), a Tecnologia Social (TS) e a Educação Ambiental (EA) como referenciais teóricos para a proposição de um Sistema Piloto de Aproveitamento de Água de Chuva (SPAAC) para fins não potáveis de irrigação, associado a um Carneiro Hidráulico (CH) como bombeamento, e de uma discussão acerca da formação do engenheiro-educador. O SPAAC foi instalado no sítio sede do Instituto Çarakura, no bairro do Ratones em Florianópolis, e é constituído de um Sistema de Captação de Água de Chuva, com calhas e condutores em PVC, um reservatório de 1000L e acoplado de um filtro folhas e um descarte das primeiras chuvas; um CH confeccionado artesanalmente com extintor de incêndio, tubulação de PEAD e acessórios em aço galvanizado de 1”; bem como um Sistema de Irrigação em tubulação de PEAD de ¾” e gotejadores. Para auxiliar na discussão acerca da temática do engenheiro-educador, preparou-se uma atividade pedagógica prática de EA que foi realizada junto à disciplina de Fundamentos da Educação Ambiental do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC (ENS). Ao avaliar o sistema piloto, pode-se concluir que ele é eficiente, simples e viável, podendo, portanto, ser enquadrado como uma possível TS, desde que implantado de maneira coletiva e solidária atendendo a alguma demanda social. A pressão máxima suportada foi de 13,5 m e o rendimento máximo do CH foi de 70%, cuja condição de operação conjugada é de 6,4 m de altura recalcada e 9,42 L/min de vazão recalcada. Ainda pode-se concluir que o uso da Água como mediadora do processo formativo da engenheira ou engenheiro a aplicar TSs é oportuno, uma vez que auxilia na formação de sujeitos ecológicos. Conceito que deve ser incorporado ao de engenheiro-educador, pois diante dos desafios que se anunciam, cada vez mais precisa-se de pessoas integradas com os indivíduos e ambientes que o cercam. |