Abstract:
|
No espaço pictural de uma tela plana, um universo se abre. Os
elementos pictóricos, organizados de forma harmoniosa em um
contexto imaginado pelo artista, traduzem suas idéias e
remetem aos observadores a possibilidade de distintos e
significativos olhares. Assim, a partir da interação com o
olhar, com a necessidade do ver para conhecer, desenvolvemos
nossa pesquisa refletindo sobre a possibilidade do ensino de
conceitos geométricos por meio da arte, em especial das
pinturas do artista Rodrigo de Haro. Nesta abordagem,
destacamos fatos relevantes que permeiam o contexto
artístico e social do artista como meio de aproximação e
compreensão de seu trabalho. Refletimos acerca do ensino de
matemática, a relação com a arte e o modo como sua
abordagem poderia trazer bons resultados no contexto
escolar. E como elo entre as idéias e reflexões apontadas,
apresentamos o exercício do olhar, do nosso olhar de
educadoras matemáticas, verificando, com base em nossos
modos de ver, a potencialidade matemática de cada uma das
seis obras selecionadas. |