Aceitação e adoção da internet entre idosos: um estudo de representações e práticas sociais

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Aceitação e adoção da internet entre idosos: um estudo de representações e práticas sociais

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Título: Aceitação e adoção da internet entre idosos: um estudo de representações e práticas sociais
Autor: Castro, Amanda
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo compreender a relação entre as representações, práticas sociais, aceitação e adoção da internet para idosos. Para o alcance desse objetivo foram realizados 3 estudos. No primeiro estudo participaram 40 idosos, dos quais 20 apresentaram média ou alta experiência com a internet e 20 apresentaram nenhuma experiência. Para a coleta de dados foi utilizada rede associativa, entrevista semiestruturada e questionário. A análise dos dados do questionário empregou estatística descritiva, com auxílio do Pacote Estatístico SPSS, os dados relativos às palavras evocadas foram analisados por meio do programa informático EVOC 2000. Os dados da entrevista foram submetidos à uma Classificação Hierárquica Descendente (CHD) simples e Análise de Contrastes, realizadas por meio do software IRaMuTeQ. Foi também realizada uma análise de conteúdo, com auxílio do software Atlas Ti 6.2. A internet é representada pelos idosos a partir da imagem do computador, sendo descrita a partir de suas funcionalidades, possibilidades de uso percebidas, perigos associados, bem como dificuldades de manejo. No segundo estudo participaram 120 idosos, dos quais 60 apresentaram baixo nível, os outros 60 apresentaram médio e alto nível de inclusão digital. Foi aplicada a escala de avaliação do nível de inclusão digital e um questionário. A grande maioria dos idosos (83,3%) faz pesquisas online, 70,0% acessa redes sociais online, 61,7% envia mensagens instantâneas online, 60,0% assiste vídeos online. Os idosos que moram sozinho, que fazem pesquisas, assistem a vídeos online e que aprenderam a usar a internet no trabalho apresentaram maior nível de inclusão digital. Quanto maior o nível de experiência com a internet, a frequência semanal ou diária de acesso, o tempo conectado diariamente, menor tende a ser a ocorrência da ideia de que o envelhecimento dificultaria a aprendizagem. Do terceiro estudo participaram 18 idosos divididos em 3 grupos: 1 composto por idosos que apresentavam baixo nível de inclusão digital, 1 formado por idosos que apresentavam médio e alto nível de inclusão digital, 1 por um grupo misto constituído por 3 idosos que apresentavam baixo nível de inclusão digital e por 3 idosos que apresentavam médio nível. Antes e após o grupo focal foi aplicado o questionário aprimorado no estudo 2. Os itens nominais eescalares do questionário foram submetidos a análises descritivas e relacionais, com auxílio do software SPSS versão 17.0. Os dados obtidos por meio da técnica de grupo focal foram submetidos a uma análise de conteúdo do tipo categorial, com auxílio do software Atlas ti 6.2. Como resultados percebeu-se que no primeiro grupo houve a possibilidade de rejeição da tecnologia associada à perda de tempo e não percepção de utilidade, tanto quanto a possibilidade de aceitação, tendo em vista a utilidade percebida. Para o segundo e terceiro grupos a representação da internet surge como algo que aproxima a família e que exige paciência, parece se constituir em contexto de apoio familiar e entre pares. Tal representação relacionada à utilidade percebida para a comunicação, informação e encontro de pessoas, favorece a alta intenção de uso e alta experimentação, sendo ampliada em razão da noção de acesso enquanto necessidade, da ancoragem em aprendizagens anteriores. Esses processos levam à aceitação e adoção da internet. Foi possível identificar a ocorrência de maior favorabilidade em relação à internet após a realização dos grupos focais.Abstract: The research aimed to understand the relationship between representations, social practices, acceptance and internet adoption for the elderly. Three studies developed to achieve this goal. In the first study, 40 older adults took part. Twenty of them had medium or high experience with the internet, and 20 presented no ability. Data collected by using the associative network, semi-structured interview, and questionnaire. Questionnaire data analysis used descriptive statistics with the aid of SPSS Statistical Package, and EVOC 2000 software analyzed data on evoked words. Interview data submitted to a simple Descending Hierarchical Classification (DHC) and Analysis Contrasts performed through IRaMuTeQ software. There was a content analysis carried out with Atlas Ti 6.2 software. Internet representation by the elderly happens from the computer s image through functionalities, perceived use possibilities, associated hazards, and handling difficulties. In the second study, 120 seniors took part. Sixty showed a low level, and the other 60 presented medium and high levels of digital inclusion. It was possible to apply the evaluation scale of digital inclusion level and a questionnaire. Most of the elderly (83.3%) do online surveys, 70.0% access online social networks, 61.7% send instant messages online, and 60.0% watch online videos. Older people who live alone and research, watch online videos and learned to use the Internet at work showed a higher level of digital inclusion. The higher experience level with internet, weekly or daily access and daily connected time, the lower tendency to think aging make learning difficult. Eighteen seniors, divided into three groups, took part of the third study. 1) Composed of seniors with low digital inclusion level. 2) Formed by seniors who presented medium and high levels of digital inclusion. 3) A mixed group comprising three older people with low digital inclusion level and three others with a medium level. Before and after the focus group, it was possible to apply the improved questionnaire in study 2. The SPSS software version 17.0 performed descriptive and rational analyzes of the questionnaire nominal and scalar items. Data got through the focal group technique passed through a content analysis of categorical type with the aid of Atlas ti 6.2 software. Results showed the first group had the possibility of technology rejection associated with timeloss, no utility perception, and acceptance possibility considering the perceived utility. For second and third groups, internet representation brings the family together, requires patience, seems to make up a family context and peer support. The perceived utility for communication, information and people meetings favor the high intention of use and experimentation, amplified by the access notion as a necessity, and anchoring in previous learning. Processes lead to internet acceptance and adoption. There was greater favorability on internet after focus groups.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2019
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206268
Data: 2019


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