Title: | Mobilidade urbana saudável de adultos com perda auditiva e a percepção do ambiente: um estudo multicêntrico |
Author: | Hillesheim, Danúbia |
Abstract: |
O objetivo deste estudo foi estimar a associação entre perda auditiva e mobilidade urbana saudável em adultos de três capitais brasileiras, segundo a percepção sobre o ambiente. Trata-se de um estudo transversal, realizado com 2.350 adultos (18 a 59 anos) residentes das cidades de Brasília (DF), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS), avaliados pelo inquérito do estudo Mobilidade Urbana Saudável (MUS), em 2017 e 2018. O desfecho deste estudo foi o deslocamento saudável na última semana (= 10min/sem) pelos modais caminhada e/ou bicicleta, obtido através do instrumento Impact of Constructing Non-motorised Networks and Evaluating Changes in Travel (iConnect). A variável de exposição principal foi a perda auditiva autorreferida e as análises foram estratificadas pela percepção positiva e negativa do ambiente, avaliada por questões do instrumento Neighborhood Environment Walkability Scale (NEWS). Utilizou-se a análise de regressão logística, estimando-se as Odds Ratio (OR) brutas e ajustadas, com intervalos de confiança de 95%. A prevalência de perda auditiva autorreferida encontrada foi de 17,0%. Quando percebiam o ambiente de forma negativa, indivíduos com perda auditiva apresentaram uma OR de 0,66 (IC95%: 0,45; 0,97), demonstrando que estes indivíduos têm menor chance de ter mobilidade urbana saudável (= 10min/sem) (34% a menos) quando comparados à categoria sem perda de audição. É necessário que o ambiente construído disponha de condições adequadas de mobilidade, proporcionando segurança e autonomia aos cidadãos, eliminando os obstáculos arquitetônicos, de forma a oferecer oportunidades igualitárias e inclusivas aos indivíduos. Abstract : The objective of this study was to estimate the association between hearing loss and healthy urban mobility in adults from three Brazilian capitals, according to the perception about the environment. This is a cross-sectional study carried out with 2,350 adults (18-59 years old) living in the cities of Brasília (DF), Florianópolis (SC) and Porto Alegre (RS), evaluated by the study of the Healthy Urban Mobility (MUS) study. in 2017 and 2018. The outcome of this study was the healthy displacement in the last week (= 10min / week) for walking and / or bicycle modalities, obtained through the instrument Impact of Constructing Non-motorized Networks and Evaluating Changes in Travel (iConnect). The main exposure variable was self-reported hearing loss and the analyzes were stratified by the positive and negative perception of the environment, assessed by the Neighborhood Environment Walkability Scale (NEWS). Logistic regression analysis was used, estimating crude and adjusted Odds Ratio (OR), with 95% confidence intervals. The prevalence of self-reported hearing loss was 17.0%. When they perceived the environment negatively, individuals with hearing loss presented an OR of 0.66 (95% CI: 0.45; 0.97), showing that these individuals have a lower chance of having healthy urban mobility (= 10min / week) ( 34% less) when compared to the category without hearing loss. It is necessary that the built environment has adequate conditions of mobility, providing security and autonomy to citizens, eliminating the architectural obstacles, in order to offer equal and inclusive opportunities to individuals. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Florianópolis, 2018 |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205354 |
Date: | 2018 |
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PGSC0218-D.pdf | 1.858Mb |
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