Abstract:
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O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar a produção técnica-acadêmica do serviço social brasileiro dos últimos dez anos sobre a temática estágio supervisionado e condições de trabalho dos(as) assistentes sociais a partir das publicações nos anais dos Encontros Nacionais de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS) e dos Congressos Brasileiros de Assistentes Sociais (CBAS), visando, a partir do desenvolvimento de pesquisa bibliográfica, localizar quais são as matrizes teóricas que orientam as reflexões acerca do estágio supervisionado e condições de trabalho dos(as) assistentes sociais no Brasil e quais questões são trazidas ao debate. De modo geral, a pesquisa revelou que, na última década, apenas 1,88% das produções trataram da temática estágio e 0,13% fizeram relação entre estágio e condições de trabalho do(a) assistente social. Em linhas gerais podemos dizer que a precarização das relações laborais desse profissional, entendida como uma das estratégias do capital para o enfrentamento da sua crise estrutural, repercute na prática do estágio e da supervisão em Serviço Social, descaracterizando a função precípua do estágio. |