Abstract:
|
O presente trabalho temcomoobjetivocompreenderosentidodadoadocênciaporumSensei de Judô, a partir do Método Biográfico Sartreano. A fim de compreender de que forma se constituiu o projeto e desejo de ser Sensei dele, o estudo foi realizado a partir de uma entrevista semi-estruturada esuaanálisesedeuapartirdaliteraturasartreanaerelacionadaao judô. O estudo analisou como se constituiu o sentido da docência para oSensei , através de suas experiências de vida, sua práxis individual, a qual é elaborada em um meio coletivo. Além disso, analisou-se de que forma esse sentido pode variar de acordo com o ambiente, objetivos relacionando-o com a filosofia considerada essência do Judô. Ao considerar as experiências doprojeto e desejo de ser Sensei, pode-se compreender que seupaitevegrande influência na sua iniciação com lutas, ao lhe dar de presente um par de luvas de boxe. O Sensei ainda como uma história viva, espera e deseja ainda conseguir passar tudo que sabe sobre judô, tais conhecimentos que foram adquiridos em mais de cinquenta anos como professor de judô. O estudo mostrou-se ser importante para compreensão do sentido de ser professor na arte marcial que é o Judô além disso demonstrou ser muito mais que uma luta, mas também uma filosofia de vida. |