Title: | A política nacional de desenvolvimento de pessoal como elemento norteador para a qualificação profissional dos bibliotecários e o alcance dos objetivos estratégicos da Biblioteca Universitária da UFSC |
Author: | Bressane, Julia Miranda |
Abstract: |
Esta dissertação objetiva analisar a contribuição da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP), instituída pelo Decreto 5707/2006, para a qualificação profissional dos bibliotecários e o alcance dos objetivos estratégicos da Biblioteca Universitária da UFSC. Tal política visa o desenvolvimento permanente do servidor público por meio do gerenciamento das ações de capacitação, as quais tem como finalidade a adequação das competências requeridas dos servidores aos objetivos das instituições. Seu escopo vai ao encontro do que preconiza o objetivo estratégico nº 10 do Planejamento Estratégico da Biblioteca Universitária (BU) da UFSC, que aborda a questão da qualificação e desenvolvimento dos servidores por meio da Gestão por Competências. Quanto à metodologia empregada, trata-se de um estudo exploratório-descritivo, baseando-se em análise bibliográfica, documental e de pesquisa de campo como procedimentos técnicos. O público-alvo da pesquisa foram os servidores ocupantes do cargo de Bibliotecário-Documentalista na Biblioteca Universitária da UFSC. Utiliza como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado, dividido em quatro categorias, criadas a partir das diretrizes da PNDP por meio de técnicas de Análise de Conteúdo. As categorias de análise são as seguintes: a) Participação em ações de capacitação e desenvolvimento de competências individuais e institucionais; b) Incentivo institucional aos bibliotecários para o aperfeiçoamento profissional; c) Fatores motivacionais dos bibliotecários para o desenvolvimento de competências, e d) Avaliação dos resultados das ações de capacitação, na perspectiva dos bibliotecários. Os resultados obtidos são analisados por meio de uma abordagem quanti-qualitativa. A análise dos resultados demonstra, de forma geral, que os respondentes procuram diversificar os cursos e eventos de capacitação dos quais participam, mas que o interesse principal concentra-se em capacitações específicas da área de Biblioteconomia; que o incentivo institucional ao desenvolvimento profissional ocorre dentro das prerrogativas da PNDP; que os fatores motivacionais envolvem tanto aspectos extrínsecos quanto de cunho pessoal e organizacional; e que os resultados das ações de desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional influenciam positivamente no desempenho dos servidores pesquisados. Tais resultados levam à conclusão de que a PNDP exerce uma contribuição tanto teórica quanto efetiva para o atendimento dos objetivos estratégicos da BU/UFSC. No entanto, apenas a observância de suas diretrizes não qualifica o servidor, já que o referido documento apenas orienta como devem ocorrer as iniciativas de capacitação e desenvolvimento dos servidores. Abstract : This dissertation aims to analyze the contribution of Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP) for the professional qualification of librarians and the achievement of the strategic objectives of UFSC University Library. This Policy aims the permanent development of the public servant by the management of the training actions, whose purpose is the adaptation of servant´s required competencies to the objectives of the institutions. Its scope runs into the Strategic Objective #10 regarded in the Strategic Planning of UFSC University Library, which deals with the issue of qualification and development of the servants based on Competencies Management. This research is an exploratory-descriptive study, based on bibliographic and documentary analysis, as well as a field survey, as technical procedures. The servants involved in this research were the Librarians of UFSC University Library. It uses a semi-structured questionnaire, divided into four categories, created from PNDP guidelines through Content Analysis techniques. The categories of analysis are: a) Participation in training actions and development of individual and institutional competencies; b) Institutional incentives for Librarians to look for professional improvement; c) Librarian´s motivational factors for the development of skills, and d) Evaluation of the results of the training actions, from the perspective of librarians. The results obtained are analyzed under a quantitative-qualitative approach. The analysis of the results demonstrate that the respondents seek to diversify the courses and training events in which they participate and that the main interest on them is focused on the specific skills of Librarianship; that the institutional incentive to professional development occurs within the prerrogatives of the PNDP; that motivational factors involve both extrinsic and personal and organizational aspects; and that the results of the development and professional improvement actions positively influence the performance of the surveyed servants. These results lead to the conclusion that the PNDP carries out a theoretical and effective contribution to reach the strategic objectives of UFSC University Library. However, only a bare observance of its guidelines does not \"qualify\" the server, since this document only directs how the initiatives of training and development of the servers should occur. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204534 |
Date: | 2019 |
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PCIN0203-D.pdf | 2.019Mb |
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