Abstract:
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Este trabalho realiza uma revisão histórica do teatro documentário e da pedagogia racionalista, a partir da trajetória de seus principais formuladores - Erwin Piscator e Francisco Ferrer y Guardia, respectivamente -, evidenciando os seus vínculos com diferentes setores do movimento operário. O objetivo desse enfoque consiste na defesa do uso do teatro documentário como ferramenta didática para a formação histórica segundo os princípios do ensino racionalista. A origem do teatro documentário está relacionada com movimentos de vanguarda estética e política, constituindo um campo com grande potencial de reatualização e de instrumentalização da sua função didática. Partimos da premissa educativa que é implícita a ambos os fenômenos, o racionalismo pedagógico e o teatro documentário, para finalmente traçar algumas similaridades entre seus contextos, objetivos e métodos, e considerar sobre sua aplicação ao ensino de história. A emergência de ambas as práticas aconteceu no seio do movimento dos trabalhadores, onde foram desenvolvidas e difundidas como uma resposta autônoma à demanda de educação operária. Tanto o movimento da Escola Moderna, paradigma histórico do ensino racionalista, quanto o movimento Volksbühne, berço do teatro épico moderno, constituíram instrumentos de auto formação da classe trabalhadora. O trabalho metódico da produção da peça documentária realizado sobre fontes históricas, aliado à funcionalidade educativa dessa forma teatral, oferece um meio de formação histórica coerente com os princípios do ensino racionalista da história. As características da forma documentária proporcionam uma abordagem particularmente adequada à temática da ditadura empresarial-militar brasileira, assunto matizado por memórias difíceis e abundantemente abastecido por acervos diversos. |