Permacultura e o ensino de ciências na educação básica

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Permacultura e o ensino de ciências na educação básica

Mostrar registro completo

Título: Permacultura e o ensino de ciências na educação básica
Autor: Rohde, Denise Estela
Resumo: Não é preciso reinventar a roda, basta utilizar o que já está posto, experimentado. A Permacultura traz a leveza que se procura na forma de ensino-aprendizagem, tem a aplicação do design para a criação de ambientes produtivos, apresenta formas sustentáveis e ecológicas para que todos possam coexistir sem com isso destruir o planeta. Possibilita um olhar mais abrangente para a natureza, utilizando formas menos destrutivas de produção, onde cada indivíduo possa promover o cuidado efetivo do planeta, o cuidado com as pessoas e buscar uma partilha justa e um futuro melhor. Analisar a possibilidade de utilizar os princípios e práticas da Permacultura como forma de contribuir e diversificar o ensino nas escolas do campo foi a principal motivação para este estudo, onde o caminho percorrido foram estudos e apontamentos acerca dos conceitos, princípios e valores da Permacultura, além da pesquisa por escolas de ensino básico que utilizam os princípios e práticas da Permacultura no currículo, trazendo assim alguns exemplos da possibilidade de aplicação da Permacultura no Ensino de Ciências. Os criadores da Permacultura Bill Mollison e David Holmgren, na década de 1970, acreditaram ser possível uma agricultura de baixo custo energético e alta produtividade, mas para que isso ocorra é necessário o emprego de energia e a utilização do intelecto humano. A autora Lucia Legan afirma que é possível chegar a uma vida melhor, mais sustentável por meio da educação onde o “ensino de valores apropriados para um futuro sustentável é um elemento chave na educação." Assim, com exemplos de aplicabilidade da Permacultura e o desejo de fomentar formas diferentes de educar, esta pesquisa tem o intuito de contribuir para que todas as pessoas possam ampliar seu olhar sobre as formas de utilização da Permacultura no Ensino de Ciências.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204252
Data: 23-01-2020


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
PROJETO DENISE_ESTELA..pdf 16.56Mb PDF Visualizar/Abrir TCC
Ata TCC Denise Estela.pdf 237.9Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar