Agroecossistemas Familiares e a Alimentação Na Escola Do Campo

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Agroecossistemas Familiares e a Alimentação Na Escola Do Campo

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Título: Agroecossistemas Familiares e a Alimentação Na Escola Do Campo
Autor: Freitas, Cecilia Becker de
Resumo: Resumo Com a pesquisa foi possível conhecer melhor as produções no entorno da escola e o que os alunos sabiam a respeito da própria alimentação. Basicamente, o agroecossistema típico do entorno da escola é aquele que produz soja e milho, no modelo convencional, com base no pacote tecnológico da Revolução Verde, não tendo como finalidade a produção de alimentos para as famílias e o entorno. A metodologia utilizada baseou-se em aplicação questionários para os alunos da escola e da realização de atividade referente ao tratado assunto com os estudantes. Ao propor um exercício com os alunos chegou-se a alguns resultados que nos chamaram a atenção. Um exemplo como em pleno século XXI ainda existe crianças que não sabem de onde vêm os alimentos consumidos por eles? Isso não ocorre com todos, mas com a grande maioria dos alunos que participaram da a pesquisa. O questionário foi aplicado a uma classe de 17 alunos do 3°ano do ensino fundamental I, com idades de 8 a 9 anos, no ano de 2019, na própria escola, em uma aula livre de literatura que as crianças possuíam. Foram abordadas cinco perguntas. Logo após foram analisadas as respostas e descritos os resultados. Compreende-se que o tema tem grande relevância em meio a tanta evolução, pois com tanta tecnologia avançada as pessoas esquecem-se de onde vem as coisas mais simples do seu cotidiano.Con la investigación fue posible conocer mejor las producciones en la escuela y lo que los estudiantes sabían sobre su propia comida. Básicamente, el agroecosistema típico que rodea a la escuela es el que produce soja y maíz, en el modelo convencional, basado en el paquete tecnológico de la Revolución Verde, que no tiene el propósito de producir alimentos para las familias y los alrededores. La metodología utilizada se basó en la aplicación de cuestionarios a los alumnos de la escuela y la realización de una actividad relacionada con el tema con los alumnos. Al proponer un ejercicio con los estudiantes, logramos algunos resultados que nos llamaron la atención. ¿Un ejemplo como a mediados del siglo XXI todavía hay niños que no saben de dónde proviene la comida que consumen? Esto no sucede con todos, sino con la gran mayoría de los estudiantes que participaron en la encuesta. El cuestionario se aplicó a una clase de 17 estudiantes del tercer año de la escuela primaria I, de 8 a 9 años, en 2019, en la escuela misma, en una clase gratuita de literatura que tenían los niños. Se abordaron cinco preguntas. Poco después, se analizaron las respuestas y se describieron los resultados. Se entiende que el tema tiene una gran relevancia en medio de tanta evolución, porque con tanta tecnología avanzada la gente olvida de dónde provienen las cosas más simples en su vida diaria.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204246
Data: 2020-02-11


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